Vela: Tiago Serra faz 2º lugar no Barreiro e sobe no ranking

Tiago Serra conquistou o 2º lugar na 2ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) da Classe 420 disputada no Barreiro, no […]

Tiago Serra conquistou o 2º lugar na 2ª Prova de Apuramento Nacional (PAN) da Classe 420 disputada no Barreiro, no fim-de-semana 15 e 16 de Fevereiro. O jovem velejador algarvio, agora atleta do Clube Naval de Cascais, fez dupla com João Maria Prieto, com quem está a treinar há menos de três meses.

Com este resultado, Tiago Serra subiu ao 9º lugar do Ranking Nacional da Classe 420 a contar para o Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos. Ocupa a 5ª posição no ranking se contarmos apenas os atletas juniores.

Tiago Serra é bi-Campeão de Portugal de Juvenis em título e está este ano a estrear-se numa nova classe (420) e numa nova categoria (Juniores). Depois da formação feita no Algarve e dos títulos nacionais conquistados em representação do Clube de Vela de Lagos, Tiago Serra mudou-se no ano passado para a Grande Lisboa e inscreveu-se no Clube Naval de Cascais, para iniciar contacto com uma nova embarcação (a classe pré-olímpica 420) e uma nova realidade de treino.

Na 1ª PAN 420, disputada no início de Dezembro, em Cascais, Tiago Serra foi 17º classificado, mostrando ainda pouca adaptação ao 420 após anos nos Optimist.

Menos de três meses depois, o primeiro bom resultado apareceu, na 2ª PAN 420, realizada no Mar da Palha, no Barreiro. Nesta prova foram apenas disputadas 3 regatas e todos no primeiro dia, sábado, já que a falta de vento impediu a realização de qualquer regata no domingo.

A dupla Tiago Serra & João Maria Prieto (vela nº 54350) conquistou o segundo lugar, com um sexto lugar na primeira regata e dois segundos lugares nas restantes regatas. Esta 2ª PAN de 420 foi ganha pela dupla Diogo Pereira & Manuel Macedo (CNCascais), com acentuado domínio.

O Clube Náutico de Tavira foi o único clube algarvio presente nesta prova. A dupla Vasco Rocha & Salvador Taveira obteve o melhor resultado para o CNTavira, o 19º lugar.

O clube algarvio competiu com mais duas tripulações: Rui Ribeiro & Miguel Pereira (25º) e Maria Massapina & Maria Bensons (38º).

A próxima prova nacional para este grupo etário é o Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, que vai ser disputado em Tavira, entre os dias 15 e 19 de Abril.

Comentários

pub