Universidade mostra-se a potenciais alunos em mais um «Dia Aberto»

«Temos uma máquina como esta lá na escola, mas não está a funcionar. Só colocamos os dados no computador para […]

«Temos uma máquina como esta lá na escola, mas não está a funcionar. Só colocamos os dados no computador para fazer a simulação. Este programa é muito mais avançado!», explica um jovem aluno do secundário, sem esconder a expetativa de ver a máquina a funcionar, enquanto assiste à demonstração de um torno mecânico para corte num laboratório do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

Em grupos de maior ou menor dimensão, 1500 alunos do ensino Básico e Secundário passaram esta quinta-feira pela Universidade do Algarve (UAlg), para participar no «Dia Aberto» promovido pela instituição.

A Academia e os seus membros abriram as portas das salas e laboratórios para dar a conhecer um pouco daquilo que se ensina e faz na universidade. Os potenciais futuros universitários agradecem, até porque a escolha do Curso Superior é uma decisão nem sempre fácil de tomar e que pode mudar uma vida.

Nos diferentes campi da UAlg houve ofertas para todos os gostos. Desde palestras a explicar a oferta formativa a demonstrações de algumas das ferramentas tecnológicas existentes na UAlg, passando por visitas aos diferentes espaços e até atividades desportivas, para colocar os visitantes a mexer, houve um pouco de tudo. Pelo meio, até houve a oportunidade de assistir in loco a um telejornal, dinamizado pelos alunos de Ciências da Comunicação.

Os atuais estudantes da UAlg marcaram presença em peso, com muitas das atividades a ser dinamizadas por discentes voluntários. Um elo de ligação sempre importante, pois é sempre mais fácil tirar dúvidas com alguém mais jovem e que está atualmente a viver a experiência de estudar na universidade algarvia.

O «Dia Aberto» tem vindo a ser promovido pela UAlg de há alguns anos a esta parte, como forma de divulgar a sua oferta formativa e procurar captar novos alunos. Para isso, convida jovens de todo o Algarve e do Baixo Alentejo, a sua zona de influência mais direta, para passar um dia diferente dentro dos seus muros.

Veja mais fotos na nossa página do Facebook

Comentários

pub