Turismo algarvio com «proveitos recorde» em 2013

O Algarve teve «proveitos recorde» no setor turístico, em 2013, com as receitas hoteleiras a ultrapassarem os 600 milhões de […]

O Algarve teve «proveitos recorde» no setor turístico, em 2013, com as receitas hoteleiras a ultrapassarem os 600 milhões de euros, revelou esta sexta-feira a Região de Turismo do Algarve (RTA), num balanço que fez do ano turístico de 2013.

«Mais dormidas, hóspedes e proveitos, mais passageiros e mais voltas de golfe no Algarve» são alguns indicadores que, aliados «aos 609 milhões de euros de proveitos totais (mais 4,1 por cento), um valor recorde», levam a entidade oficial a considerar que o ano passado foi «muito positivo» para o Turismo algarvio.

Segundo a RTA, que se baseou, entre outros indicadores, no «Destaque Atividade Turística» do Instituto Nacional de Estatística (INE), a hotelaria da região registou 14,8 milhões de dormidas em 2013, o que representa um aumento de 3,5 por cento (%) em relação a 2012.

Segundo o mesmo indicador, «o Algarve foi o principal destino (35,5% do total de dormidas em 2013), seguindo-se Lisboa (24,1%) e Madeira (14,3%)». Para este resultado foi decisivo o comportamento dos mercados externos, já que as dormidas dos residentes no estrangeiro aumentaram 5,5 por cento, enquanto o mercado interno fechou o ano em queda (-2,9%), uma tendência verificada ao nível nacional.

Ainda de acordo com o INE, o número de hóspedes na região cresceu 3,6 por cento em comparação com 2012, para 3,15 milhões de hóspedes, e o instituto indica o Algarve como o destino que em todo o país gerou os maiores proveitos resultantes da atividade dos meios de alojamento turístico:

Os resultados do aeroporto de Faro foram igualmente positivos, aproximando-se dos seis milhões de passageiros movimentados ao longo do último ano (+5,4%).

«A performance dos campos de golfe do Algarve confirma o excelente desempenho do destino turístico: em 2013, o Algarve contabilizou 1 008 287 de voltas de golfe, número que representa um crescimento de 1,1 por cento face ao ano anterior. A região regressa, assim, ao milhão de voltas, o que não se verificava desde 2009», acrescentou a RTA.

Comentários

pub