Torneio Internacional de Vela do Carnaval é um encontro de gerações

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval arranca este sábado, dia 1 de março nas águas de Vilamoura. Com 40 […]

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval arranca este sábado, dia 1 de março nas águas de Vilamoura. Com 40 anos de existência, a competição reunirá velejadores de todas as idades, oriundos dos vários clubes do país e também de alguns clubes internacionais.

Envolvendo três centenas de participantes, a prova de Vilamoura confirma-se mais uma vez como a maior festa da vela em Portugal.

Há quem tenha começado a vir ao Torneio de Vilamoura para competir na frota de Optimist, classe de iniciação da vela e que agora, muitos anos depois, venha participar em Dart. São velejadores cujos percursos e histórias confundem-se com a própria história do Torneio de Carnaval.

É o caso de Tomás Barreto, sobrinho do famoso velejador olímpico Nuno Barreto, que vai estar mais uma vez em Vilamoura.

O jovem do Clube Naval de Cascais conquistou há poucos dias a medalha de bronze na edição 2014 da Regata Sail the Gulf, em Doha, no Qatar.

Em relação à prova algarvia, Tomás Barreto sabe que nada será fácil. «Estou à espera de muita competição em Vilamoura. Continuo a minha preparação para o campeonato nacional e depois espero qualificar-me para as grandes provas internacionais, nomeadamente o europeu e o mundial», afirmou o velejador, em vésperas de viajar para o sul do país.

É por isso que a direção do CIMAV, clube organizador do Torneio, gosta de falar, com orgulho, em «encontro de gerações». Para Valentim Costa, presidente do clube, «a presença de velejadores dos 8 aos 80 anos, que representam todos os clubes nacionais, acaba por ser o reconhecimento da importância que a prova do Carnaval conquistou no coração da vela em Portugal».

Além das equipas da Irlanda e Inglaterra, também a Suíça estará representada em Vilamoura por duas tripulações da classe 420. Os suíços preferiram inscrever-se na prova de Vilamoura, em vez de rumarem a Cádis, onde decorre a Semana Olímpica da Andaluzia.

Para assinalar as comemorações dos 40 anos, a organização quer ter este ano um festival náutico «na sua plenitude». Além da vela, irão realizar-se competições de surf, bodyboard e paddle, na praia da Falésia. Pela primeira vez, estas modalidades estarão associados ao Torneio de Vela do Carnaval, reunindo entre 50 a 70 praticantes.

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval realiza-se até dia 3 de março e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal – Algarve, Lusort, Marina de Vilamoura, Inframoura e Junta de Freguesia de Quarteira.

As melhores imagens do dia, entrevistas com os vencedores e os momentos mais emocionantes das competição podem ser acompanhados, diariamente, através da página do facebook do CIMAV.

Comentários

pub