Tempestade do Dia de S. Valentim não deve afetar muito Portugal

Portugal Continental não deverá ser muito afetado pela passagem da tempestade que tem estado a ser divulgada nas redes sociais […]

Portugal Continental não deverá ser muito afetado pela passagem da tempestade que tem estado a ser divulgada nas redes sociais e por alguns jornais com o chamativo nome de “Valentine’s Day Massacre” (Massacre do Dia de S. Valentim).

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo site MeteoFontes, explicou ao Sul Informação que «a depressão irá passar muito a Norte da Galiza», pelo que «por cá apenas teremos alguma chuva, especialmente na zona Norte, com vento moderado a forte, com rajadas na ordem dos 90km/h, sendo até uma situação, possivelmente, de menor intensidade que a última depressão Stephanie que passou no fim-de-semana passado».

No Algarve, acrescentou, «também deveremos ter alguma chuva e vento moderado, mas também nada de muito significativo».

Menos sorte terão os Açores, que «poderão ter mau tempo na quinta-feira, com vento muito forte (rajadas até 150km/h), ondulação forte (10 metros) e chuva». Por isso, sete ilhas do arquipélago – Flores e Corvo, no grupo ocidental, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, no grupo central, foram colocadas sob Aviso Vermelho para quinta e sexta-feira, pelo IPMA.

Segundo o meteorologista, «existe, de facto, a previsão da formação de uma depressão muito cavada no Atlântico Norte, mas essa depressão irá tomar um percurso mais a Norte, em direção às Ilhas Britânicas, que deverão sofrer bastante mau tempo».

A imagem que acompanha a notícia do jornal britânico «Express», na sua edição online, «refere-se ao chamado “Jet Stream”, ou “corrente de jato”, que são os ventos em altura e que, na atual configuração (relativamente normal para a época), estão a fazer com que as várias depressões que se têm formado nos últimos dias tomem a direção das Ilhas Britânicas».

«Não se trata da imagem da previsão de nenhuma tempestade nem de uma depressão, como dá a entender» a notícia, acrescenta Bruno Gonçalves, que lamenta a desinformação que tem circulado.

Com base nas previsões atuais, garante que «não haverá motivos para pânico relativamente à situação de quinta e sexta-Feira», já que será «apenas mais um dia de chuva, normal para esta época, e nada de “tempestades bíblicas”!»

«Já nas Ilhas Britânicas a situação será diferente, pois irão ser atingidas com mais uma depressão muito intensa, que, para além do vento muito forte e da ondulação também muito forte, irá agravar ainda mais as inundações que têm sofrido nos últimos dias», conclui.

 

 

Comentários

pub