Surfista de Portimão finalista Sub-18 na 1ª Etapa do Nacional de Esperanças

No arranque do calendário que coloca o Algarve na rota do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014, o algarvio Frederico […]

No arranque do calendário que coloca o Algarve na rota do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014, o algarvio Frederico ‘Martim’ Magalhães foi finalista Sub-18 na 1ª Etapa do circuito, disputada este fim-de-semana, 22 e 23 de Fevereiro, na Praia do CDS, Costa de Caparica.

O atleta de Portimão, surfista de elite da Federação Portuguesa de Surf, foi quarto classificado na final, com pouca diferença para os terceiro e segundo classificados, na primeira prova nacional que disputou na categoria Sub-18.

Esta etapa inaugural do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014 foi disputada em condições de mar muito difíceis, com correntes fortes e ondas de dois metros no primeiro dia, sábado, a forçarem a organização a desviar as categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-18 Feminino para a praia ao lado e com os atletas a evoluírem apenas no ‘inside’.

A algarvia Inês Sousa Pascoal (Vilamoura) competiu em Sub-18 Feminino e chegou aos quartos-de-final, onde foi eliminada em terceiro na sua bateria. “Correu melhor do que estava à espera, dado o estado do mar e por ser a primeira vez que surfei” naquela praia, comentou a atleta.

Pelo menos cinco atletas de Portimão não estiveram presentes devido a descuidos burocráticos relacionados com a inscrição. O Algarve esteve representado na prova por seis atletas, cinco dos quais orientados pelo treinador de elite FPS Francisco Canelas (Portimão): Bruno Gregório (Quarteira, Sub-14), ‘Francis’ Gregório (Quarteira, Sub-18), António Silveira (Portimão, Sub-16), Jakob Lilienweiss (Tavira, Sub-18) e ‘Martim’ Magalhães (Portimão, Sub-18).

Esteve ainda em competição o algarvio Francisco Duarte, natural de Portimão, que em 2013 se mudou para Lisboa e está agora a treinar com a Surftechnique.

Francisco Duarte venceu no ano passado esta mesma etapa em Sub-16 e neste seu primeiro ano Sub-18 chegou às meias-finais, mas não conseguiu apurar-se, hoje, para a final. Francisco Duarte é um surfista de elite FPS, tal como ‘Martim’ Magalhães.

Estavam quatro atletas algarvios a competir em Sub-18 e três deles chegaram às meias-finais e um à final. ‘Francis’ Gregório disputou a mesma meia-final que ‘Martim’ Magalhães, este domingo, e foi eliminado em terceiro.

‘Martim’, a competir este ano pela primeira vez em Sub-18, adaptou-se bem ao mar forte na Caparica e passou todos as suas baterias em primeiro, incluindo a meia-final, até à final.

Na final, hoje, ainda com mar forte mas mais pequeno, ‘Martim’ foi quarto classificado, a precisar de dois pontos para chegar a terceiro.

O jovem de Portimão falhou a conclusão de uma onda que lhe poderia ter dado pontos até para chegar ao segundo lugar e terá sido vítima de uma interferência, admitida por dois dos quatro juízes da prova mas que acabou por não ser assinalada por decisão de qualidade do chefe de juízes.

‘Martim’ sai da Caparica com um quarto lugar ‘com sabor’ a segundo, numa final dominada pela espectacular exibição do multi campeão Guilherme Fonseca, que venceu destacado.

O atleta algarvio mostrou grande capacidade de concentração ao passar todas as baterias anteriores em primeiro e acaba por conseguir um bom ensaio para o segundo estágio FPS, que vai realizar no final da semana.

Os restantes algarvios em prova foram eliminados no primeiro dia, sábado: Bruno Gregório perdeu nos quartos-de-final Sub-14; António Silveira passou os ‘trials’ em Sub-16 mas foi eliminado nos oitavos-de-final e Jakob Lilienweiss ‘caiu’ nos oitavos-de-final Sub-18, numa bateria com adversários fortes e a denunciar também dificuldades de adaptação às condições do mar.

 

Calendário Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014

1ª Etapa – Costa de Caparica (22 e 23 Fevereiro)

2ª Etapa – Nazaré (3 e 4 Maio)

3ª Etapa – Porto (25 e 26 Maio)

4ª Etapa – Peniche (14 e 15 Junho)

5ª Etapa – Amado (6 e 7 Setembro) – Algarve

6ª Etapa – Carcavelos (11 e 12 Outubro)

 

 

Comentários

pub