Reitor «contagia» audiência no 7º aniversário da Tertúlia Farense

A Tertúlia Farense comemorou o seu 7º aniversário na passada semana, com uma sessão que se realizou no restaurante «TASKA […]

A Tertúlia Farense comemorou o seu 7º aniversário na passada semana, com uma sessão que se realizou no restaurante «TASKA – Comeres algarvios», em Faro e que contou com o novo reitor da Universidade do Algarve António Branco, cuja «capacidade comunicativa conseguiu contagiar os participantes».

Uma sessão que contou com 40 membros do grupo informal de cidadãos de Faro «que durante toda a sessão se manifestaram e dialogaram, por vezes com muita vivacidade, num autêntico espírito de tertúlia, sendo sempre de realçar a atividade que esta associação informal de farenses tem conseguido manter ao longo dos seus sete anos de existência».

Os organizadores da tertúlia lembram, numa nota de imprensa, que o tema que o reitor trouxe à discussão foi «Literacia e cidadania» e acrescentam que o convidado «desenvolveu considerações muito profundas sobre a importância da literacia ou, como ele prefere, o letramento e a capacidade dos cidadãos criarem uma cidadania ativa e consciente».

«A iliteracia é um fator determinante para baixar o nível da vida democrática. E mesmo sabendo o quanto se caminhou desde Abril de 74 no sentido de uma progressiva consciencialização da opinião pública portuguesa, verifica-se que ainda se está longe de atingir um patamar de informação e formação indispensável a uma sociedade europeia deste século», ilustrou a Tertúlia Farense.

«A reunião terminou à meia noite, por imposição legal, mas o diálogo continuou na rua e noutro local da noite farense», contam os seus organizadores.

Comentários

pub