Quem são os eurodeputados campeões pelo clima e os seus destruidores?

À beira de eleições para o Parlamento Europeu, a Quercus numa parceria com a Sanbag do Reino Unido, a Rede […]

À beira de eleições para o Parlamento Europeu, a Quercus numa parceria com a Sanbag do Reino Unido, a Rede Europeia de Ação Climática, a WWF e a EU-Parlameter, apresenta um ranking dos eurodeputados portugueses, tendo por base 11 decisões relevantes tomadas nos últimos cinco anos em relação à política climática europeia.

Cada assunto (ou voto), de acordo com a importância do tema, ponderou de forma diferente na contabilização total.

O alinhamento com a posição defendida pelas organizações não governamentais de ambiente, favorecendo uma ação positiva e ambiciosa relativamente ao tema das alterações climáticas, merecia o valor de um; um voto contra, uma abstenção ou a ausência de voto foi contabilizada como “zero”.

A avaliação específica de cada um dos eurodeputados pode se encontrada em http://www.laurencewatson.co.uk/index.php, permitindo uma consulta rápida sobre se um determinado eurodeputado é um campeão pelo clima ou um destruidor do clima, ou tem uma classificação intermédia.

Deste ranking, concluiu-se que, entre os portugueses, há sete eurodeputados “campeões pelo clima”, cinco “amigos do clima” e dois eurodeputados “destruidores do clima”.

Assim, numa pontuação que variou entre 0 e 100, Portugal tem sete deputados no Parlamento Europeu que a Quercus considera “campeões pelo clima”: Alda Sousa, Luís Paulo Alves, Rui Tavares, Elisa Ferreira, António Correia de Campos, Marisa Matias e Capoulas Santos (um independente, dois do Bloco de Esquerda e os restantes do PS), tendo Alda Sousa obtido mesmo  pontuação máxima (100).

Os cinco “amigos do clima” nunca votaram, mas em diversas ocasiões abstiveram-se ou não participaram em algumas votações. São eles Vital Moreira, Ana Gomes, Edite Estrela, Inês Zuber e João Ferreira (deputados pelo PS e PCP).

Os deputados Mário David e Nuno Teixeira do PSD foram, segundo os critérios, «um claro obstáculo à política climática europeia», com sete votos contra em 11 decisões.

As eleições europeias vão decorrer entre 22 e 25 de maio nos 28 Estados membros, dependendo da Lei Eleitoral de cada país. Em Portugal, as eleições estão marcadas para dia 25 de maio.

 

Comentários

pub