Propriedades e benefícios do azeite dados a conhecer em Oficina de Ciência em Faro

Dar a conhecer as propriedades químicas do azeite, a principal gordura utilizada na dieta mediterrânica e os benefícios que ela […]

Dar a conhecer as propriedades químicas do azeite, a principal gordura utilizada na dieta mediterrânica e os benefícios que ela traz para a saúde é o objetivo da Oficina de Ciência para Todos «O Azeite e a Dieta Mediterrânica» que o Centro de Ciência Viva (CCV) do Algarve, em Faro, vai promover no sábado, entre as 15 e as 17 horas.

A oficina será dirigida pela professora da Universidade do Algarve Graça Miguel e por Pedro Esperança, engenheiro nos Viveiros Monterosa.

«Uma das características da Dieta Mediterrânica é a utilização do azeite como principal fonte de gordura. Sendo uma gordura monoinsaturada, o azeite ajuda a manter as artérias saudáveis. Nesta oficina ficaremos a conhecer as características químicas do azeite e os benefícios que trás para a saúde. Ficaremos ainda a conhecer as propriedades organolépticas do azeite e como variam com o local de produção (clima, solo), com a variedade e maturação da azeitona, com o tempo que decorre da colheita à extração, o tipo de moenda, de centrífuga e da higiene de todo o processo», descreve o CCV do Algarve.

Nesta iniciativa, os participantes terão a oportunidade de fazer uma prova de azeites e «descobrir aplicações que certamente desconhece» deste óleo. Para participar, os adultos terão de pagar 5 euros, enquanto criança e jovens pagam 2,5 euros.

 

Comentários

pub