Portugueses são adeptos do “faça você mesmo” na manutenção do automóvel

55% dos portugueses são adeptos do “faça você mesmo/do it yourself” e 10% destes já o praticam frequentemente, no que […]

55% dos portugueses são adeptos do “faça você mesmo/do it yourself” e 10% destes já o praticam frequentemente, no que diz respeito à manutenção do automóvel, revela um estudo recente do Observador Cetelem.

O mesmo estudo indica que 47% dos portugueses estão ainda interessados no modelo “auto-oficina”, que consiste em dispor de um posto de trabalho numa oficina de profissionais, bem como dos conselhos de um mecânico para fazer a manutenção do próprio veículo.

A análise do Cetelem demonstra que a manutenção/reparação automóvel não é colocada de parte na hora da compra automóvel e que as opções que ofereçam maiores facilidades e poupança económica são as mais procuradas, sobretudo pelos portugueses: dentro de 10 anos, 81% espera subscrever um pacote de “serviços de manutenção com tudo incluído” no momento da compra do veículo (média europeia: 72%).

Na procura de manutenções/reparações económicas do veículo, o “buy & fit” aparece no estudo como a fórmula vencedora: 56% dos portugueses pretendem aderir dentro de 10 anos e 12% admite que já o faz. Tendência acima da média europeia: 52% pensa fazê-lo e 8% já o faz.

Mas em que consiste esta prática? Trata-se da compra pessoal de peças ao melhor preço e entrega da manutenção do veículo a um profissional. Esta permite conciliar a procura do melhor preço com a facilidade de manutenção.

«Os consumidores portugueses apresentam uma grande sensibilidade em relação às despesas com o automóvel. No processo de compra já não está só em causa o custo do veículo, mas também, todas as despesas que se possam vir a ter com este. Como podemos verificar nesta análise, a manutenção/reparação automóvel começa a adquirir um papel muito importante no mercado automóvel na Europa» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.

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