PCP quer saber se Governo pretende fechar a Escola de Hotelaria de VRSA

O PCP quer que o Governo esclareça se pretende fechar a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de […]

O PCP quer que o Governo esclareça se pretende fechar a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e se foi por essa razão que não autorizou a admissão de novos alunos do 1º ano nos cursos ali ministrados no ano letivo 2013/14.

«No ano letivo de 2013/2014, a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António não teve autorização para admitir novos alunos no 1.º ano, pelo que os cerca de 50 alunos da Escola se encontram todos a frequentar os 2.º e 3.º anos. Esta decisão de não autorizar a admissão de novos alunos, poderá indiciar, por parte da tutela, uma intenção de, a prazo, encerrar a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António», considerou o Grupo Parlamentar do PCP, que questionou o Ministério da Economia sobre a questão, na Assembleia da República, após uma visita que deputados comunistas fizeram aquela escola.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António funciona nas antigas instalações de uma Escola Primária, cedidas por protocolo pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, dispondo de 5 salas de aula, sala de TIC, Biblioteca, Cozinha Pastelaria, Restaurante e Bar Pedagógico e Refeitório/Self-service.

Foi criada em 2006, contando atualmente com cerca de 50 alunos, a maioria dos quais do sotavento algarvio. «A estes alunos são ministrados cursos de nível IV com duração de 3 anos (equivalentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos), sendo a sua taxa de empregabilidade de cerca de 80% (num passado recente, cerca de 90%)», revelou o PCP.

O seu corpo docente é constituído por 10 professores (todos externos) e por um formador requisitado ao Ministério da Educação e Ciência. É financiada em cerca de 40% pelo Turismo de Portugal e nos restantes 60% através de receitas próprias (essencialmente, as propinas pagas pelos alunos).

Comentários

pub