Parlamento Europeu aprova sistema “eCall” nos carros para ajudar a salvar vidas

O sistema “eCall”, que liga automaticamente para os serviços de emergência em caso de acidente grave, deverá estar operacional em […]

O sistema “eCall”, que liga automaticamente para os serviços de emergência em caso de acidente grave, deverá estar operacional em todos os novos modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros a partir de outubro de 2015, segundo uma proposta votada pelo Parlamento Europeu.

Esta tecnologia ligaria para o número 112 para alertar os serviços de emergência, permitindo uma assistência mais rápida e reduzindo o número de mortes e ferimentos graves nas estradas europeias.

O Parlamento Europeu defende que o “eCall” deve ser um serviço público, gratuito, que possa ser usufruído por qualquer condutor em qualquer ponto na Europa.

O “conjunto mínimo de dados” enviado pelo sistema eCall deve incluir apenas o modo de ativação, a classe do veículo, o tipo de combustível utilizado, a indicação da hora, a posição exata, o sentido de marcha e o número de cintos de segurança apertados.

Comentários

pub