Obra da marginal de Santa Luzia a Pedras d’El Rei começa no segundo semestre

A empreitada de requalificação paisagística da marginal de Santa Luzia a Pedras d’El Rei vai começar no segundo semestre deste […]

A empreitada de requalificação paisagística da marginal de Santa Luzia a Pedras d’El Rei vai começar no segundo semestre deste ano, anunciou hoje a Câmara Municipal de Tavira.

Para criar condições para o arranque da obra, o Município de Tavira celebrou com a sociedade Polis Litoral da Ria Formosa um protocolo de «estabelecimento das bases de cooperação técnica e financeira» da empreitada.

O valor estimado da obra é de 673 mil euros, sendo que 58,2% do financiamento provém do POAlgarve21, 17% do PIT, 6,8% do capital social do Município na sociedade Polis, e os restantes 18% de financiamento adicional do Município.

A área a intervencionar é, segundo salienta a Câmara de Tavira em nota de imprensa, «um troço eminentemente urbano que estabelece a fronteira entre a Ria Formosa e duas áreas consolidadas do concelho», Santa Luzia e Pedras d’El-Rei.

Atualmente, a ligação existente entre estes dois núcleos é feita «em condições pouco adequadas, através de um passeio marginal, em mau estado de conservação».
Por outro lado, o mobiliário existente está «inadequado» e a pavimentação do percurso pedonal é «em grande parte inexistente».

Neste sentido, a empreitada visa a «valorização da zona», por intermédio da criação de passeios com inclusão de zonas de estadia e mobiliário urbano, locais de estacionamento, nomeadamente, junto ao acesso da praia do Barril, percursos cicláveis e o enquadramento com a envolvente lagunar.

O conceito passa por «relacionar, urbanisticamente, a marginal da vila de Santa Luzia a Pedras d’El Rei, potenciando a mobilidade e o recreio».

A empreitada tem uma duração prevista de sete meses.

Em agosto passado, a Sociedade Polis lançou o concurso para a requalificação das Quatro Águas, onde se encontra o cais de embarque para a Ilha de Tavira. Na altura, os promotores da obra estimavam que esta obra começasse no início de 2014, para ser inaugurada no início de 2015.

Saiba aqui mais sobre a obra da marginal de Santa Luzia a Pedras d’El Rei.

 

 

Comentários

pub