Obra «O Príncipe», de Maquiavel, evocada no Pátio de Letras

O livro «O Príncipe», de Nicolau Maquiavel, vai ser evocado numa palestra que decorre hoje, quarta-feira, no Pátio de Letras, […]

O livro «O Príncipe», de Nicolau Maquiavel, vai ser evocado numa palestra que decorre hoje, quarta-feira, no Pátio de Letras, em Faro, realizada por ocasião dos 500 anos desta obra clássica da literatura mundial. A sessão será conduzida por Ebe Francioni e Luciano Paci.

A sessão contará com leituras e comentários de algumas passagens da obra, debruçando-se sobre e abordará temas como «a autonomia da política, a distinção entre ser e ter que ser, a chamada para unificar uma nação, mal-entendidos sobre o maquiavelismo, se Maquiavel foi um teórico de cinismo e imoralidade, um analista dos mecanismos do poder ou um defensor apaixonado da liberdade e o apelo intelectual de uma obra ainda muito atual».

Uma iniciativa da ACTA, a Companhia de Teatro do Algarve,no âmbito do Projecto Lusitália, com o Pátio de Letras.

 

Sobre os oradores:

Luciano Paci é jornalista desde 1978, foi editor do jornal “Il Resto del Carlino” e trabalhou na RAI, onde foi responsável pela informação económica para a Região Marche.

Ebe Francioni é ex-Directora de uma escola secundária, organizou várias edições do evento internacional: “Europa e não só. Conversas sobre as fronteiras”. É Presidente “pro tempore” da secção afiliada da Opera “Nazionale Montessori”.

Comentários

pub