Mostra de Teatro «Cenários» anima Loulé em março e abril

O festival «Cenários – Mostra de Teatro de Loulé» vai arrancar no dia 7 de março e levar à cena […]

O festival «Cenários – Mostra de Teatro de Loulé» vai arrancar no dia 7 de março e levar à cena peças de três grupos amadores e um profissional de Loulé e de dois grupos profissionais de âmbito nacional. As peças serão exibidas no Cine-teatro Louletano, mas também nas diferentes freguesias do concelho, até 19 de abril.

Um dos pontos altos do evento, a acontecer a 27 de março, Dia Mundial do Teatro será a peça «Mary Poppins, A Mulher que salvou o Mundo», uma coprodução do Teatro do Eléctrico e Teatro Esfera, com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves., que subirá ao palco do Cine-teatro Louletano, às 21h30.

Também profissional, mas nascidas no concelho de Loulé, é a companhia «Ao Luar Teatro, que irá dar o pontapé de saída para a mostra com a peça «Ora cantas tu, ora toco eu!»,  na Associação Social e Cultural de Almancil, dia 7 de março, pelas 21h30. Este espetáculo produzido pelo grupo oriundo das Sarnadas, freguesia de Alte, vai passar também pela Sociedade Recreativa e Cultural de Boliqueime (8 de março, 21h30), Grupo Desportivo Ameixialense (16 de março, 16 horas), Centro Paroquial da Tôr (21 de março, 21h30), Associação Cultural e Recreativa das Barrosas (29 de março, 21h30), Sport Clube de Benafim (5 de abril, 21h30) Centro Social e Cultural Parragilense (12 de abril, 21h30), Centro Comunitário de Salir (13 de abril, 16 horas) e Centro Autárquico de Quarteira (19 de abril, 21h30).

Além deste espetáculo, o «Ao Luar Teatro protagoniza mais duas peças, «Poema com Pão», na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença às 16 horas de 9 de março e «Contos ao Poente», no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, no dia 28 de Março, às 10e às 14 horas.

Outro grupo do Concelho de Loulé, o Grupo de Teatro Arte de Viver da Universidade Sénior de Loulé, também irá mostrar-se na 9ª edição do «Cenários». No dia 8 de março, pelas 21h30, sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano com o «Auto da Vida e da Morte de António Aleixo».

Oriundo da freguesia de Boliqueime e composto maioritariamente por residentes estrangeiros, o Grupo de Teatro A Portada junta-se a este evento com a peça «Remanescentes de um Império – Remnants of an Empire», encenado por Nicky Moran, que vai subir ao palco do Cine-Teatro Louletano nos dias 22 e 23 de março, pelas 21h30.

Já o Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé, participante desde a primeira edição desta Mostra de Teatro, traz a peça «O Amante», que vai estar em cena no Cine-Teatro Louletano, dia 29 de março, pelas 21h30.

Os espetáculos nas freguesias têm entrada livre, mas as peças exibidas no Cine-Teatro Louletano terão entrada paga, nomeadamente: «Auto da Vida e da Morte de António Aleixo» – 5 euros; «Remanescentes de um Império – Remnants of na Empire» – 12 euros (público em geral) e 7 euros (estudantes); «Mary Poppins, A Mulher que salvou o Mundo» – 10 euros; e «O Amante» – 5 euros.

O «Cenários – Mostra de Teatro de Loulé» é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé que pretende promover o teatro junto de vários públicos e, simultaneamente, incentivar os grupos de teatro do Concelho a prosseguirem o seu trabalho.

Comentários

pub