MOJU lança projeto para promover emprego jovem em Olhão

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão vai promover o emprego jovem através da criação de negócios com forte […]

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão vai promover o emprego jovem através da criação de negócios com forte componente social e baseado na reutilização de materiais, no projeto «Hospital das Coisas – E5G», uma iniciativa com um ano de duração e que tem «como linha condutora a luta pela igualdade de oportunidades e pelo reforço da coesão social». O espaço onde este projeto se irá desenvolver, situado na sede da associação juvenil, em Olhão, será inaugurado na terça-feira, às 18 horas.

«As ações do projeto preveem promover competências para a empregabilidade e o auto emprego dos jovens através da implementação de um programa de capacitação em torno do desenvolvimento de um negócio social», explicou a MOJU.

Os objetivos são: «criação de postos de trabalho para jovens em torno da implementação de um negócio social ambientalmente responsável, com base na reutilização de materiais; contribuir para o desenvolvimento de competências para a empregabilidade e auto emprego, através da implementação de um programa de capacitação pela experimentação prática no domínio das artes manuais e ambiente; e promover a responsabilidade social de agentes económicos locais».

Este é um projeto na área da economia social financiado pela 5ª geração do Programa Escolhas e um dos que foi escolhido num período especial de candidaturas ao Programa Escolhas, no qual foram procurados projetos pontuais, com um ano de duração que visem facilitar a empregabilidade e o emprego para jovens através de soluções criativas, “fora da caixa” que permitam encontrar soluções sustentáveis de emprego.

O Programa Escolhas é um programa de âmbito nacional criado em Janeiro de 2001, tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, fundido no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Cultural (ACIDI) e que visa promover a inclusão social de crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos) provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.

No caso do «Hospital das Coisas», as atividades propostas «visam colmatar as principais problemáticas juvenis no concelho, e que se fazem sentir de forma mais acentuada na área de incidência da intervenção proposta, tendo como linha condutora a luta pela igualdade de oportunidades e pelo reforço da coesão social».

Comentários

pub