Meteorologia prevê semana de mau tempo em Portugal

Precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões do Norte e do Centro de Portugal Continental […]

Precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões do Norte e do Centro de Portugal Continental é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana.

O IPMA salienta que este mau tempo resulta de uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e da passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do Continente.

A precipitação será generalizada a todo o território do Continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do Norte e Centro que, na terça feira e na quinta feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros.

O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, serão da ordem de 80 km/h no litoral e de 90 a 100 km/h nas terras altas.

O IPMA acrescenta que a altura significativa das ondas na costa Ocidental a partir de terça feira, irá variar entre 5 a 7 metros, podendo atingir alturas máximas entre 8 e 10 metros.

O IPMA anuncia que irá manter a vigilância meteorológica, atualizando as previsões sempre que se justifique, recomendando-se que dê a devida atenção aos avisos meteorológicos e que se sigam as orientação dos Serviços da Proteção Civil.

Entretanto, os distritos do litoral, incluindo os de Faro e Beja, ficarão sob Aviso Laranja a partir do meio dia de quarta-feira, 5 de fevereiro, devido à forte agitação marítima. Até essa hora, a costa estará sob Aviso Amarelo. Na costa ocidental do Algarve a Alentejo, as ondas deverão atingir 5 a 6 metros.

O Algarve e Alentejo ficarão também sob Aviso Amarelo mas devido ao vento, que poderá ter rajadas da ordem dos 80 km/h na costa ocidental e dos 90 km/h nas terras altas, a partir do meio dia desta terça-feira, dia 4, e pelo menos até às 6h00 da manhã de dia 5.

No distrito de Évora, também haverá Aviso Amarelo, devido à previsão de chuva forte e persistente, a partir das 21h00 de amanhã.

Comentários

pub