LPN Algarve propõe passeio até às Cascatas de Barbelote

As cascatas de Barbelote, na encosta norte da Serra de Monchique, bem perto da Fóia, são o local que o […]

As cascatas de Barbelote, na encosta norte da Serra de Monchique, bem perto da Fóia, são o local que o Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza dá a conhecer no sábado, dia 1 de março, com mais um passeio a pé.

Dizendo tratar-se de «uma das mais belas quedas de água em Monchique», no «topo do Algarve», a LPN salienta que o percurso, pontilhado por afloramentos de sienito, irá percorrer um vale onde subsistem antigos terraços agrícolas e pequenos povoados serranos, hoje praticamente abandonados.

As condições climáticas e a altitude condicionam a presença da vegetação; na Fóia dominam os matos densos de tojo, estevais e zimbros; nas linhas de água, as galerias ripícolas de freixos, salgueiros e amieiros dão um toque luxuriante à paisagem, dominada por plantações de eucalipto.

O passeio, de apenas cerca de cinco quilómetros, mas com um desnível acentuado, será guiado pelo biólogo Filipe Bally. O ponto de encontro é às 9h30, no alto da Fóia, Monchique.

Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, até ao meio dia de amanhã, quinta-feira, dia 27 de fevereiro, enviando um email para [email protected] , indicando nome, data de nascimento, número de BI, CC ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

A organização aconselha a levar botas e bastão de caminhada, bem como um impermeável, uma vez que as condições meteorológicas se adivinham instáveis.

E porque este será também o fim de semana da Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique, a LPN Algarve aconselha os participantes a ficar pela serra para almoçar num dos muitos restaurantes que servem pratos tradicionais, terminando depois com uma visita à feira, para provar e comprar os produtos locais.

 

 

Comentários

pub