Lontra bebé resgatada entregue ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André

Um exemplar bebé de Lontra-europeia (Lutra lutra), resgatado na região de Mora por um cidadão «voluntarioso», foi entregue no passado […]

Um exemplar bebé de Lontra-europeia (Lutra lutra), resgatado na região de Mora por um cidadão «voluntarioso», foi entregue no passado dia 10, já de noite, ao Fluviário de Mora, onde o pequeno animal pernoitou em segurança, até poder ser entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André.

O Fluviário conta que a pessoa que resgatou a lontrinha «receou pela vida da cria, resgatada num trilho, próximo de uma ribeira em enchente e num dia de forte intempérie».

Contactado pela Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, a quem o cidadão recorreu, rapidamente a equipa técnica do Fluviário de Mora se prontificou a estabelecer a ponte com os serviços competentes do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), com vista à entrega do animal num centro de recuperação.

Em última instância, o Fluviário dispôs-se também a acolher, transitoriamente, o animal para pernoitar em segurança e com os cuidados adequados, até à sua recolha por elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA-GNR), o que acabou por se verificar.

Assegurado o contacto com o SEPNA-GNR por parte daquela Associação, e articulados os primeiros contactos com o ICNF por parte dos responsáveis do Fluviário de Mora, a lontrinha deu entrada nas instalações do Fluviário, «onde se fez uma primeira avaliação e se proporcionou o devido acolhimento e acompanhamento técnico do animal».

A cria, que parecia apresentar uma boa condição física, «passou a noite de forma tranquila, em ambiente aquecido e confortável».

Durante a tarde do dia 11, uma equipa do SEPNA-GNR procedeu à recolha do animal, transportando-o até ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA), onde esta cria irá ser devidamente acompanhada e recuperada para que possa, a breve trecho, ser devolvida à natureza.

Comentários

pub