Lagos lança campanha «Amar é Cuidar» de sensibilização para o bem-estar animal

A Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver uma Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema «Amar […]

A Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver uma Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema «Amar é Cuidar», dirigida especialmente à população escolar do município. A aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono de animais.

Esta Campanha, cujo público-alvo são os alunos das escolas do 1º ciclo e infantários do município, tem estado a ser dinamizada pelo Serviço de Veterinária Municipal e incide, de forma lúdica, sobre as necessidades dos animais de estimação mais comuns, apelando à responsabilização individual e prevenindo os maus-tratos e abandono de animais.

De acordo com os responsáveis por este serviço, a aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens da população tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono crescente de animais (verificado sobretudo em período de férias).

Esta iniciativa vem no seguimento do já muito trabalho que tem sido desenvolvido na área do bem-estar animal, podendo-se relembrar a este propósito os melhoramentos realizados nas instalações do Canil Municipal, a preocupação com a atualização do regulamento de gestão daquele espaço ou, ainda, a parceria com uma associação local de defesa dos animais, no caso concreto, a Associação Cadela Carlota & Companhia. O Canil tem, igualmente, sido apoiado por vários voluntários que se têm entregue a esta causa de forma entusiástica.

No âmbito da Campanha, a autarquia tem estado a desenvolver ações de sensibilização mais focadas na população pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Têm decorrido apresentações, em sala de aula, sobre como bem cuidar dos animais sendo que, o que se pretende é “formar futuros donos responsáveis, não só com o objetivo de evitar o abandono dos animais ou de possíveis ninhadas, mas também de diminuir os fatores de risco que contribuem para a prevalência de animais errantes”.

Além de jogos lúdicos, os alunos têm sido convidados a desenvolver trabalhos nesta área (desenhos e textos), estando prevista uma exposição dos mesmos ainda em mês e local a confirmar.

Posteriormente, numa componente mais prática, os alunos terão a oportunidade de aprender a escovar os animais e de assistir a uma demonstração de cães de obediência ou demonstração de provas de mar com o cão de água português.

O Canil/Gatil Municipal de Lagos está licenciado, desde o dia 01 de fevereiro de 2012, como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos. Tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos.

Com a renovação e ampliação do espaço efetuadas em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma efetiva adoção em maior escala, mais informada, consciente e com animais mais socializados. Informações mais detalhadas em www.cm-lagos.pt/Canil Municipal.

Comentários

pub