Lagoa comemora Carnaval em todo o concelho de 28 de fevereiro a 5 de março

As festividades carnavalescas em Lagoa vão realizar-se, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, envolvendo todo o […]

As festividades carnavalescas em Lagoa vão realizar-se, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, envolvendo todo o concelho, com o apoio logístico e/ou patrocínio da Câmara Municipal de Lagoa, quer as organizadas pelas escolas (Carnaval Infantil), quer pelas coletividades.

O Carnaval das coletividades está em marcha e é, desde há já muitos anos, considerado uma das principais manifestações culturais e associativas do concelho de Lagoa.

A participação de muitas pessoas nos desfiles, enquanto figurantes ou simples espetadores, tem vindo a aumentar em paralelo com a dimensão social do evento, fruto da melhoria das condições gerais oferecidas.

O Carnaval das Coletividades do Concelho será realizado em três momentos:

Domingo, 2 de março – O corso carnavalesco tem início em Ferragudo e Porches pelas 14 horas, chegando a Lagoa pelas 15 horas, junto ao Auditório Municipal, onde se iniciará o desfile.
Terça, 4 de março – A concentração será junto da ADR da Mexilhoeira por volta das 14 horas, a que se seguirá o respetivo desfile.
Quarta, 5 de março – O Enterro do Entrudo, organizado pela ACD de Ferragudo (Nave Desportiva), iniciar-se-á pelas 21horas.

 

Festividades do Carnaval em Carvoeiro

As festividades do Carnaval em Carvoeiro remontam ao início de século passado, sendo este o Carnaval mais antigo conhecido no concelho de Lagoa, onde surgiu em meados da década de 30, por iniciativa de alguns Carvoeirenses e da Sociedade Recreativa Carvoeirense “20 de janeiro”.

Esta é uma coletividade de referência no concelho e uma das mais antigas, exemplo associativo inspirador da fundação de uma mão cheia de outras coletividades como, por exemplo, a Sociedade Recreativa Capricho Estombarense e a Sociedade Vencedora Recreativa Cultural Ferragudense.

Com este incentivo associativo, o Carnaval começou a ganhar outra dimensão. Após o 25 de abril, chegaram a Carvoeiro pessoas oriundas de culturas e dimensões artísticas diferentes que incentivaram ainda mais os festejos do carnaval, entre os quais pontificam os nomes de Daniel Soares (Dani), Alberto Silva (Beto) e Eduardo Ramos, impulsionadores de uma versão diferente do carnaval de Carvoeiro.

Para este ano o programa é o seguinte:
Sábado, 1 de março, 22:00h – Baile de Carnaval – Sociedade Recreativa Carvoeirense
Domingo, 2 de março, 15:00h – Desfile de Carnaval – Ruas da Vila
Segunda, 3 de março, 22:00h – Baile de Carnaval – Sociedade Recreativa Carvoeirense
Terça, 4 de março, 15:00h – Desfile de Carnaval – Ruas da Vila
22:00h – Baile de Carnaval, na Sociedade Recreativa Carvoeirense

Comentários

pub