Investigadora da Universidade coordena projeto sobre regeneração urbana

A investigadora da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve Ana Paula Barreira vai coordenar o projeto «Orientações de política […]

A investigadora da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve Ana Paula Barreira vai coordenar o projeto «Orientações de política para a regeneração de cidades em declínio», uma investigação com orçamento de 45 mil euros financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia que se irá centrar em quatro casos de estudo de cidades que estão a perder população em Portugal.

A seleção das cidades está associada às principais causas para a perda de habitantes: alteração do perfil produtivo, suburbanização, envelhecimento da população e alterações climáticas.

O objetivo central da investigação é apontar estratégias viáveis de regeneração urbana, que, posteriormente, possam ser implementadas nas cidades portuguesas identificadas como emblemáticas para cada uma das tipologias que estão na origem da perda de população.

O projeto conta ainda com as colaborações do investigador Thomas Panagopoulos, da Faculdade de Ciências e Tenologia, e do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), da UAlg.

Comentários

pub