Frankie Chavez dá concerto no Cine-Teatro Louletano

Frankie Chavez, um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano, em Loulé, no […]

Frankie Chavez, um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano, em Loulé, no próximo sábado, 15 de fevereiro, às 21h30.

Referido como a mais recente revelação blues do Sul da Europa, a música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num blues/folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos.

Apesar de se identificarem diferentes influências musicais (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder), é difícil encontrar um único termo para definir a sua música, o que lhe garante um estilo único e inconfundível.

Multi-instrumentista, Frankie Chavez mune-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos. Ao sobrepor layers de frases de guitarra através de uma loop station, cria uma sonoridade corpulenta mas respirada, onde nada é feito ao acaso. Quando canta cria uma proximidade com o público pelo seu tom intimista e pela natureza pessoal das suas letras.

O seu percurso como singer songwriter começou em 2006 com “Slight Delay”, tema incluído num documentário sobre a cultura de surf na Indonésia intitulado “Flavours”. Em 2009 compôs e coproduziu a banda sonora original para o documentário “PARE, ESCUTE, OLHE” de Jorge Pelicano. Este documentário ganhou vários prémios, entre eles, o de melhor documentário português no Festival Internacional de Cinema DocLisboa09 e o grande prémio do Ambiente no Cine Eco 09.

Em março de 2010 Frankie Chavez lançou o seu primeiro EP homónimo. Um dos temas, “I Don’t Belong”, faz também parte da coletânea “Novos Talentos Fnac 2010” que reúne o que de mais promissor há na música portuguesa.

Em janeiro de 2011 grava o seu primeiro álbum intitulado “Family Tree”. Produzido, gravado e misturado por Nélson Carvalho, nos estúdios da Valentim de Carvalho, o primeiro LP de Frankie Chavez conta com a participação de alguns convidados, entre os quais Kalú (Xutos e Pontapés) e Emmy Curl e foi lançado em abril de 2011 como edição independente.

Ainda em 2011 compõe e coproduz a banda sonora original para o documentário “The North Canyon Show”, que foca o surfista de ondas grandes Garret Mcnamara a surfar algumas das maiores ondas do mundo, na Nazaré. Em 2012 sai a segunda parte do documentário que utiliza na sua banda sonora temas do álbum “Family Tree”.

Em 2012 começa o processo de internacionalização, que culmina em 2013, marcando presença em alguns eventos em todo o mundo. Também em Portugal tem atuado nas melhores salas do país e festivais. O som de Frankie Chavez, pela sua amplitude, consegue preencher os momentos mais íntimos de um auditório, como o ambiente mais alegre e eufórico de um grande festival.

Prepara a saída do novo álbum para o primeiro trimestre de 2014.

O preço dos bilhetes para este espetáculo no regresso a Loulé, após ter atuado no Festival MED em 2011, é de 10 euros.

Comentários

pub