Francisco Louçã apresenta “Os Donos Angolanos de Portugal” no Pátio de Letras

A livraria Pátio de Letras, em Faro, vai ser palco, na quinta-feira, doa 20, às 18h30, da apresentação do livro […]

A livraria Pátio de Letras, em Faro, vai ser palco, na quinta-feira, doa 20, às 18h30, da apresentação do livro “Os Donos Angolanos de Portugal” por Francisco Louçã, antigo dirigente do Bloco de Esquerda.

“Os Donos Angolanos de Portugal”, da Bertrand, da autoria de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes, é a mais completa abordagem, até hoje, às formas concretas de poder e influência do capital angolano em Portugal e da importância das relações dos grupos económicos portugueses com a família e o regime de José Eduardo dos Santos.

O livro analisa o processo de acumulação primitiva em Angola e faz o inventário dos grandes articuladores do investimento em Portugal: Isabel dos Santos, Manuel Vicente, António Mosquito, José Leitão, o general Kopelipa. Em cada caso, são apresentados os seus principais parceiros e investimentos.

É ainda contada a história especial do grupo Espírito Santo, dos seus contactos chineses e russos e da sua turbulenta aliança com o regime de José Eduardo dos Santos.

Comentários

pub