Filme pós-apocalíptico rodado em cenários do Algarve estreia amanhã em Loulé

Se está curioso para conhecer o novo filme da equipa que produziu «Comando», aproveite para ir à estreia, marcada para […]

Se está curioso para conhecer o novo filme da equipa que produziu «Comando», aproveite para ir à estreia, marcada para domingo, dia 9 de fevereiro, às 21h00, no Cineteatro Louletano, em Loulé.

É que, segundo revelou Sonat Duyar, um dos pais do filme «Lost Haven», a par do realizador Patrício Faísca, «não temos mais exibições previstas para já».

Mas os fãs dos produtores de cinema algarvios que se tornaram virais com o seu primeiro filme «Comando» podem ficar descansados, porque também esta nova fita vai andar por aí a rodar e até há-de chegar à internet. «O filme irá fazer primeiro o circuito dos festivais de cinema, nacionais e internacionais, e será depois disso disponibilizado gratuitamente na internet (daqui a cerca de um ano)», explica Sonat, em entrevista ao Sul Informação.

«Não temos outros planos de distribuição para já, mas estamos obviamente abertos a qualquer oportunidade. O que queremos acima de tudo é que o máximo de pessoas vejam o filme, e chegar às massas é de facto uma das grandes dificuldades que projetos desta dimensão têm», acrescenta o jovem responsável da New Light Pictures.

 

Custo do filme aumentou 95,4% em relação ao anterior

Da produção de «Comando» para a do atual «Lost Haven», o investimento aumentou 95,4%. Escrito assim, parece que finalmente este filme inteiramente made in Algarve está ao nível de uma grande produção cinematográfica em termos de dinheiro gasto. Mas a verdade é que, ironiza Sonat Duyar, «O investimento monetário foi maior – de 27,5 euros passámos para…600 euros – mas na escala de custos de uma produção de cinema, continuam a ser valores irrisórios».

Os 600 euros do novo filme foram gastos «em transportes, catering, adereços e efeitos especiais», já que «nenhuma das centenas de horas de trabalho das dezenas de pessoas envolvidas foi remunerada, e a grande maioria dos recursos utilizados já eram nossos ou foram emprestados».

Se o orçamento é obviamente baixo, há pelo menos algumas vantagens. É que a New Light Pictures conta «recuperar os 600 euros do orçamento com as receitas da estreia e da venda de DVD». Mas, sublinha Sonat, «essa é uma fatia ínfima comparada com o tempo e recursos investidos na curta». Por isso, «na prática», o investimento não será recuperado.

O jovem salienta que «as condições de produção mudaram pouco entre os dois filmes, até porque, embora o filme esteja apenas a ser lançado agora, o grosso das filmagens foi realizado há já quase dois anos, numa altura em que ainda não tínhamos o equipamento que entretanto adquirimos. As curtas que andamos a fazer hoje em dia já têm um nível completamente diferente, mas “Lost Haven” é provavelmente a nossa última curta que ainda foi desenvolvida em condições de “guerrilha”».

No entanto, «se não houve grandes diferenças do ponto de vista financeiro nem do equipamento disponível, houve sem dúvida uma enorme diferença na ambição e na escala do projeto. O sucesso de “Comando” atraiu muita curiosidade, o que foi positivo porque tivemos muita gente interessada em participar num novo projeto e a trazer mais e novos recursos. Isto permitiu-nos trabalhar com uma equipa muito maior e aspirar a voos bastante mais altos. “Lost Haven” exigiu muitos mais dias de filmagens, muito mais pessoas, muito mais localizações, e um nível de organização e planificação muito maior, que foi essencial para levar o projeto a bom porto».

Por fim, «como a pós-produção foi feita recentemente (o filme esteve muito tempo na gaveta após ter sido gravado, porque andámos ocupados com outros projetos mais urgentes), todo o trabalho de edição, efeitos visuais, mistura de som e banda sonora estiveram num nível muito acima do Comando».

 

Um filme em cenários pós-apocalípticos…no Algarve

«E se acordasses um dia… e descobrisses que tudo o que alguma vez conheceste desapareceu?» – esta é a interrogação que serve de base à história de «Lost Haven», uma curta metragem independente inteiramente rodada no Algarve pela New Light Pictures, a mesma equipa que criou “Comando” – curta que conquistou múltiplos prémios, fez sensação no Youtube, e foi exibida um pouco por todo o mundo.

Desta feita, o realizador Patrício Faísca apresenta um Algarve irreconhecível, transformado num cenário pós-apocalíptico, desolado pela guerra, em que dois personagens tentam desesperadamente sobreviver.
Sonat Duyar explica que «a ideia original do filme partiu do Patrício e foi depois desenvolvida por mim».

A ideia de rodar uma história destas no Algarve surgiu dos «muitos locais abandonados e semi-destruídos que fomos “colecionando” ao longo dos anos, nas nossas pesquisas por cenários e localizações, e que nos pareceram muito interessantes para explorar uma história num ambiente pós-apocalíptico». «Lost Haven», aliás, «foi escrito com o objetivo específico de tirar partido dessas localizações».

Grande parte dos atores «são amigos ou conhecidos nossos», mas Sonat admite que «este será provavelmente o nosso último filme em que todos os atores ainda são amadores». É o que se passa noutro filme que têm quase pronto.

 

New Light Pictures tem muitos projetos em andamento

Imagem de «Payload», o novo filme

A New Light não está parada e continua «a fazer curtas e a trabalhar paralelamente em publicidade, videoclips e vídeos promocionais». Segundo o produtor Sonat Duyar, «a próxima curta que vamos lançar chama-se “Payload” e foi filmada em grande parte no hotel Conrad Algarve, com o qual temos tido uma parceria frutífera já desde que o hotel abriu».

Este filme tem uma génese interessante: «Foi um projeto financiado por um ator e produtor Inglês (Theo Handen) que viu o “Comando” na internet e que ficou muito impressionado e com vontade de fazer um filme de ação connosco. Ao longo de cerca de seis meses ,voou múltiplas vezes para o Algarve, primeiro para se reunir connosco e fazer um reconhecimento do terreno, depois para começar a organizar o projeto, e finalmente para o filmar».

Marcando uma nova fase na vida da jovem produtora algarvia, «Payload» conta com as participações dos atores portugueses Diogo Amaral e Vera Kolodzig.

O trailer deste novo filme será exibido, em primeira mão, no dia da estreia do «Lost Haven», em Loulé. Quanto ao filme, «deverá estar pronto no final de Fevereiro».

Além disso, a New Light tem mais duas curtas em pré-produção, «que gostávamos de produzir ainda durante este ano, e que já estão parcialmente financiadas, embora muitos fatores ainda estejam por determinar. Em particular, estamos a tentar obter alguns apoios específicos da Câmara Municipal de Loulé, mas tem sido um pouco difícil atrair a atenção do novo executivo – temos esperança que aceitem o nosso convite e estejam presentes na estreia do “Lost Haven”, onde já têm lugar reservado».

 

Filme estreia amanhã em Loulé

A primeira exibição oficial do filme decorrerá no domingo, dia 9 de Fevereiro, às 21 horas, no Cine-Teatro Louletano.

Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do Cine-Teatro e custam 3 euros. O filme não é recomendado para menores de 12 anos.

Embora a curta tenha uma duração de 15 minutos, a sessão terá uma duração de cerca de 90 minutos, onde serão exibidos alguns conteúdos em primeira mão, tais como um documentário por trás dos bastidores da produção, e o trailer da próxima curta que a New Light Pictures está a preparar. Haverá ainda uma sessão de perguntas e respostas com alguns elementos da equipa.

Os conteúdos exibidos serão falados em Português e legendados em Inglês.

 

Veja aqui o trailer de “Lost Haven”.

 

 

Comentários

pub