Fevereiro é TEMPO de música, teatro e cinema para crianças em Portimão

Depois do sucesso do concerto de apresentação do mais recente álbum de Pedro Abrunhosa, “Contramão”, que lotou o Grande Auditório […]

Depois do sucesso do concerto de apresentação do mais recente álbum de Pedro Abrunhosa, “Contramão”, que lotou o Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão no passado sábado, a programação do mês de fevereiro continua com mais propostas na música, teatro e cinema.

No dia 5, a Oficina do Espectador inicia a programação deste mês com um projeto musical em torno de histórias de autores portugueses, quando o Sond’Ar-te Electric Ensemble apresentar um concerto comentado a partir de duas histórias, uma de Hélia Correia a outra de Isabel Minhós Martins, com música original de João Madureira e de Pedro Rebelo.

Intitulado “Teatro musical para crianças”, o espetáculo será apresentado no Grande Auditório, pelas 10h00, numa sessão dedicada às escolas, de entrada livre, e na qual a escrita musical e a escrita literária se combinam entre sons e silêncios, ao ritmo do narrador, libertando a imaginação e reforçando a descoberta do sentido semântico e poético das palavras.

Este projeto segue a tradição de obras musicais para crianças, tais como “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, ou “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns.

Para o sábado seguinte, 8 de fevereiro, o TEMPO apresenta duas propostas, uma para mais novos e a outra para crescidos: às 16h00, na Black Box, será reposta a peça “Histórias à volta de nós – Olhos d’água” levada a cena pelo TIPO – Teatro Infantil de Portimão, na qual três atores, um cenário em que dominam os elementos reciclados, um conjunto de marionetas e um desenhador, propõem uma viagem dentro da História para maiores de 4 anos, numa sessão destinada a famílias e com o bilhete para crianças até 12 anos ao preço de 4 euros e o dos adultos, por 6 euros.

Às 21h30, no Pequeno Auditório, será exibido “Quem manda aqui sou eu!”, um documentário de 52 minutos que é o primeiro episódio de uma série sobre música popular local, intitulados “O povo que ainda canta”, da autoria de Tiago Pereira.

Este primeiro episódio é sobre o Algarve e apresenta a música popular local e as suas contaminações através dos tocadores de acordeão, dos mandos, dos trava­línguas, das linquitinas, dos bailes e um pouco das práticas musicais da região algarvia acompanhando também grupos organizados, dos ranchos ao folk, do hip hop ao experimental como OrbLua, Descaroçados, Reflect e Marenostrum. A entrada é gratuita.

Nos dias 21 e 22, há novas sessões de Filminhos Infantis, curtas-metragens de realizadores europeus dirigidas ao público escolar e para famílias, em resultado de uma parceria entre o TEMPO e a Associação Zero em Comportamento, responsável pela organização do Festival Indie Lisboa.

A sessão de dia 21 destina-se a escolas e está agendada para as 10h00 e a sessão de dia 22, para famílias, terá lugar às 16h00. Os Filminhos Infantis serão exibidos no Pequeno Auditório e a entrada é livre para escolas, mediante marcação prévia. Os bilhetes para a sessão das famílias têm o custo de 3 euros.

A fechar a programação de fevereiro, no dia 27, pelas 21h30 a Academia de Música de Lagos apresenta no Grande Auditório o concerto de Carnaval “Música Mundi: Brasil” com o Duo Duas Guitarras (Paulo Galvão e João Bandarra) e o Duo Flauta e Percussão (Joaquim Galvão e Vasco Ramalho), num programa que se focará no Brasil e em temas influenciados pela sonoridade das Terras de Vera Cruz.

Os bilhetes custam 6 euros, sendo que menores de 12 anos, portadores de Cartão Jovem, sócios AML e funcionários da CMP têm um desconto de 50%.

Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Comentários

pub