Eurodeputada Marisa Matias inicia pré-campanha no Algarve

A eurodeputada Marisa Matias, eleita pelo Bloco de Esquerda e que será, este ano, cabeça de lista do BE nas […]

A eurodeputada Marisa Matias, eleita pelo Bloco de Esquerda e que será, este ano, cabeça de lista do BE nas Eleições Europeias, vai estar no Algarve este fim de semana, para quatro eventos diferentes no Sotavento.

Marisa Matias começa no sábado, 22 de fevereiro, às 9h30, em Olhão, junto aos Mercados, para uma arruada com distribuição de propaganda e contacto com a população.

Às 11h30, a eurodeputada bloquista ruma à Ilha da Culatra, para uma reunião com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, produtores de bivalves e mariscadores, onde o grande tema será a poluição da Ria Formosa.

«A poluição na Ria Formosa – problema que se arrasta pelos sucessivos governos – continua a não conhecer respostas concretas para a sua resolução. A consequência imediata é a destruição de recursos naturais essenciais geradores da economia familiar. Ainda recentemente, a comunidade de produtores de bivalves, mariscadores e população olhanense manifestou-se contra mais um grave constrangimento aquele que é para muitos a única forma de  subsistência: a reclassificação das zonas de produção de bivalves moluscos para classes onde os rendimentos são fortemente reduzidos por via de um produto de qualidade inferior ou pelo maior investimento na produção», salienta o BE, em nota de imprensa.

Às 17h00 , Marisa Matias ruma a Tavira, parra uma sessão pública sobre o tema “O que tem de mudar na  Europa dos cidadãos”, que terá lugar no café/bar Almariado, situado na rua Borda D’água da Asseca.

«A crise europeia é uma crise económica e política, mas também uma crise de entusiasmo. Hoje, são cada vez mais os cidadãos europeus que olham para o Projeto Europeu com desconfiança ou desalento. A extrema-direita cresce por toda a Europa, somando à sua agenda xenófoba uma agenda social que preenche o mais grave vazia da construção Europeia e explorando as consequências sociais do enviesamento liberal», sublinha o BE.

«Uma Europa dos cidadãos tem de ser feita pelos cidadãos, e, com um calendário centrado no desenho de instituições europeias que tenham o objetivo de concretizar um modelo social europeu e uma cooperação económica que seja o motor do desenvolvimento», por isso, «sabendo que este processo deve ser o contrário daquilo que tem sido até hoje a integração europeia, impõe-se debater e conhecer quais o protagonistas e os mecanismos para a mudança necessário».

Finalmente no domingo, 23 de fevereiro, às 10h30, haverá um “Café com Marisa Matias – Eurodeputada BE”, na pastelaria Portas do Céu, em Loulé.

Em debate estará o tema “Europa – decisões globais, efeitos locais”, e o objetivo será «refletir sobre as decisões da Europa e a sua implicação na vida de cada um de nós, de cada local – o processo de decisão fora do controlo democrático, as diretivas e regulamentos que beneficiam uns em prejuízo de outros, o desequilíbrio na implementação dos pilares da União em beneficio da dimensão financeira. O desastre que tem sido para Portugal e para a vida dos portugueses a política do “bom aluno”».

Comentários

pub