Especialistas da IBM chegam a Faro na segunda-feira

Os especialistas da IBM que vão ajudar Faro e o Algarve a tornar-se mais “inteligentes” chegam à capital algarvia no […]

Os especialistas da IBM que vão ajudar Faro e o Algarve a tornar-se mais “inteligentes” chegam à capital algarvia no dia 10 de fevereiro, a próxima segunda-feira. O grupo de consultores irá «propor algumas atuações inovadoras para o Algarve, no domínio das tecnologias e sistemas de informação dedicados à economia do mar», o prémio por Faro ser uma das cidades vencedoras do concurso «Smarter Cities Challenge», em 2012.

«O Município de Faro foi o único, até hoje, a ganhar em Portugal o Concurso Smarter Cities Challenge. A equipa internacional que se deslocará ao Algarve dedicar-se-á durante 3 semanas à realização de reuniões com as mais diversas entidades públicas e privadas, como a Maralgarve, bem como junto dos centros de investigação ligados ao meio marinho, com vista a avaliar, analisar e recomendar medidas que possam vir a contribuir para uma melhor exploração dos nossos recursos», anunciou a Câmara de Faro.

O apoio da IBM em consultoria tem um valor estimado de cerca de 400 mil euros. O lançamento oficial do projeto está agendado para 11 de fevereiro e contará com a presença do Presidente da IBM Portugal António Raposo de Lima e da equipa de consultores internacional. A cerimónia está marcada para as 11 horas, nos Paços do Concelho de Faro.

«A aposta do Município é clara: temos que ser mais inteligentes no aproveitamento dos recursos do mar algarvio. Isso passa por dispormos de um maior conhecimento e usarmos melhor as novas tecnologias com o objetivo de veicular informação fundamental para o desenvolvimento da economia do mar», continuou a autarquia.

Na visão da autarquia farense «valorizando o aproveitamento que fazemos do mar, poderemos favorecer o aparecimento de novas empresas, por exemplo em torno de novos bens, produtos e serviços», o que poderá «gerar maiores níveis de rentabilidade das atividades associadas à pesca, à mariscultura e aquacultura, bem como de tratamento e distribuição de informação ambiental e económica».

Comentários

pub