Equipas de ciclismo de Tavira e Loulé apresentam-se no Algarve

A véspera da abertura da época de ciclismo 2014 foi a data escolhida pelas equipas de Tavira e Loulé para […]

A véspera da abertura da época de ciclismo 2014 foi a data escolhida pelas equipas de Tavira e Loulé para se apresentarem publicamente nas suas cidades.

Em Tavira, no Mercado da Ribeira, esteve a equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira (CCTav), que nesta época adota o nome «Banco BIC/Carmim/Tavira».

A apresentação, que contou com a presença de Delmindo Pereira, presidente de Federação Portuguesa de Ciclismo, encheu todo o espaço do pequeno mercado histórico.

Estiveram presentes onze dos quinze ciclistas da formação tavirense, bem como toda a equipa técnica. Os restantes atletas, de nacionalidade angolana, não estão ainda em Portugal.

Marcelino Teixeira, o presidente do CCTav, no seu pequeno discurso, não deixou de afirmar as ambições da equipa em 2014, colocando aos atletas uma fasquia superior à que existia em 2013.

“No ano passado pedi-vos para, na Volta a Portugal, representar a equipa, o concelho e os patrocinadores com muita dignidade. Mas sabíamos que não íamos disputar nada. Este ano peço-vos mais. Queremos resultados e confiamos em vocês!”.

Vidal Fitas, o diretor desportivo, alinhou pelo mesmo diapasão e, sem referir nomes, deixou bem claro: “está aqui o vencedor de uma das próximas Voltas a Portugal!”.

Neste ambiente de otimismo, Marcelino Teixeira aproveitou também a oportunidade para destacar o esforço que o Clube voltou a fazer nos escalões de formação, lembrando que presentemente cerca de 40 jovens praticam ciclismo na escola do CCTav.

Durante a apresentação da Banco BIC/Carmim/Tavira, mereceram natural destaque ciclistas que ingressaram este ano na equipa, como o experiente sprinter Manuel Cardoso e o jovem rolador Rafael Reis.

Este último esteve em destaque muito recentemente, durante a participação da equipa na Volta ao Dubai. Mas não faltaram palmas para os restantes atletas, como David Livramento, Amaro Antunes, Bruno Sancho, Diogo Nunes, João Pereira, João Rodrigues, Valter Pereira, Daniel Mestre e Henrique Casimiro.

 

Louletano/Dunas Douradas mantém ambições

Em Loulé, à frente dos Paços do Concelho, apresentou-se a equipa do Louletano/Dunas Douradas, equipa com menos recursos mas que nunca se deixa ficar para trás e, a exemplo disso, na Volta a Portugal 2013 venceu a 7ª etapa, com Raúl Alarcón.

O ciclista espanhol continua em 2014 na formação louletana, e terá como colegas Jorge Montenegro, Raúl García de Mateos, Rui Vinhas, Micael Isidoro, Vitor Valinho, Sandro Pinto, Eujeniu Cosonac, Iúri Jorge, Raúl Rubio, Francisco Moreno e Augusto Vitorino.

Jorge Piedade, o diretor desportivo, não escondeu, em declarações ao Sul Informação, que espera, esta época, voltar a surpreender tudo e todos, como é seu hábito. Este domingo, “na Prova de Abertura, na Anadia, queremos já começar a ganhar. O Jorge Montenegro é a nossa grande aposta!”

Depois das respetivas apresentações, as duas equipas algarvias rumaram a norte, para a Prova de Abertura, que este ano e, ao contrário do que é tradição, não se disputa no Algarve.

Mas o ciclismo vai começar a sério entre nós, no próximo dia 19, com a 1ª etapa da Volta ao Algarve, que trará à região os maiores nomes e equipas da modalidade a nível internacional.

 

Texto e fotos: Nuno Loureiro

 

 

Comentários

pub