Cristóvão Norte viu proposta da qual era co-autor aprovada no Congresso do PSD

O deputado algarvio Cristóvão Norte viu a proposta «Mar de Esperança», da qual é um dos co-autores, ser aprovada «por […]

O deputado algarvio Cristóvão Norte viu a proposta «Mar de Esperança», da qual é um dos co-autores, ser aprovada «por larguíssima maioria», no Congresso Nacional do PSD, que decorreu no passado fim-de-semana em Lisboa. Na mesma iniciativa partidária, o também presidente do PSD/Faro foi eleito para o Conselho Nacional deste partido.

Cristóvão Norte defendeu, na apresentação da proposta apresentada ao congresso social-democrata, que « para que a economia cresça de forma sustentável, isto é, sem ser alimentada por um consumo público desregrado, não reprodutivo e que só favorece grandes interesses, temos que apostar nas exportações e essa ideia empurra-nos para o mar e para outros sectores produtivos, e não para as grandes obras públicas e para os interesses que vivem à sombra do Estado». «É esta a mudança de paradigma que pode criar empregos e oportunidades, e não dívida nem défice externo que redundam sempre em programas de resgate que custam muito», disse.

Para o deputado algarvio «os sectores transacionáveis são a resposta da sustentabilidade e da coesão social, numa economia global». «Importa encontrar compromissos de futuro, é isso que os portugueses querem: ideias que estejam para lá das legislaturas e tal tem sido possível no mar como ficou demonstrado pela aprovação recente da Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo Agora temos portas abertas para a biotecnologia, turismo náutico e de cruzeiros, entre outros. É preciso maior vontade e determinação para transformar o potencial em realidade», afirmou.

A extensão da Plataforma Continental prevista para 2015 é um aspeto, acrescentou, que «pode recentrar Portugal, recuperar a sua tradicional vocação atlântica e lançar as bases de uma economia próspera virada para o aproveitamento dos recursos endógenos».

Comentários

pub