Cidade de Silves vai ter Centro de Interpretação do Lince-Ibérico ligado a Odelouca

A empresa Águas do Algarve SA já iniciou os trabalhos para a definição de um Plano de Ação para a […]

A empresa Águas do Algarve SA já iniciou os trabalhos para a definição de um Plano de Ação para a Reintrodução do lince-ibérico em Portugal – 2014, que terá o envolvimento de diversas entidades.

O assunto foi tema de uma reunião que se realizou no dia 19, no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), no interior do concelho de Silves, e que contou com a participação de Marques Ferreira e Isabel Soares, em representação da administração da Águas do Algarve, Paula Sarmento, presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Rodrigo Serra, responsável pelo CNRLI, Maxime Bispo, adjunto da presidente da Câmara de Silves, e ainda João Correia, presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Esta reunião, considerada pelas Águas do Algarve como «de elevada importância», teve como ponto principal «a demonstração da necessidade para a definição de um Plano de Ação para a reintrodução do lince ibérico em Portugal – 2014, com o consequente desenvolvimento de toda esta região onde o centro de insere».

«A valorização deste centro único no país é fundamental, sendo necessário desenvolver uma maior proximidade e conhecimento da população para o trabalho que está a ser desenvolvido neste local na recuperação e proteção desta espécie considerada em vias de extinção», sublinha aquela empresa, que, no âmbito das medidas de minimização, compensação e sobrecompensação pela construção da Barragem de Odelouca, é responsável pelo projeto do Centro do Lince e por todas as componentes ambientais associadas.

Teresa Fernandes, porta-voz da empresa, disse ao Sul Informação que o Plano de Ação já começou a ser delineado e prevê a «realização de uma forte aposta na componente de comunicação, educação e sensibilização da comunidade e demais entidades regionais, nacionais e internacionais».

Destas iniciativas, destaca-se a criação de um Centro de Interpretação em Silves, onde os visitantes poderão visualizar em direto, através de um sistema audiovisual que não perturba os animais, os felinos que estão no CNRLI.

«Acreditamos que Silves será o local ideal para a implementação do Centro de Interpretação, muito simplesmente pelo simbolismo histórico que tem o concelho na existência do lince-ibérico, e claro, porque o CNRLI está inserido neste mesmo concelho. Já identificámos alguns locais onde o Centro se poderá localizar», acrescentou.

«Esta foi a primeira reunião preparatória, para que possamos dar início ao Plano de Ação, o qual envolverá todas as entidades que estiveram presentes, pois desta forma conseguir-se-á potenciar as sinergias do grupo, que terá os mesmos objetivos, com resultados mais estruturados», disse ainda Teresa Fernandes.

A empresa Águas do Algarve «está empenhada em que este Plano se desenvolva com competência, profissionalismo e especialmente com resultados frutíferos para a região e para o nosso país», salientou a porta-voz.

«Estamos a reunir o máximo de informação e de dados para que, em breve, as mesmas entidades se voltem a reunir com dados mais concretos», revelou.

 

Proteção do lince é medida de compensação por causa da Barragem de Odelouca

A empresa Águas do Algarve SA está na génese da criação do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), que faz parte de um vasto programa de medidas de minimização, compensação e sobrecompensação ambiental exigidas pela Comissão Europeia devido à construção da Barragem de Odelouca.

Estas medidas integram várias componentes, tais como recuperação de galerias ribeirinhas, estudo e recuperação da avifauna, da ictiofauna e do lince-ibérico, integrando um investimento global da ordem dos 11 milhões de euros.

Segundo a empresa, «a construção da barragem de Odelouca foi justificada por razões imperativas de interesse público ligadas ao contexto de desenvolvimento regional e à gestão sustentada do abastecimento público de água para consumo humano».

Hoje constitui uma «peça fundamental do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, cujo objetivo é o fornecimento de água para abastecimento público à Região do Algarve, com elevados padrões de qualidade e garantia, promovendo a qualidade de vida das populações residentes e dos turistas, bem como para a qualificação dos serviços básicos que são essenciais para o desenvolvimento económico e turístico da região».

A importância da Barragem de Odelouca justifica o investimento global realizado de mais de 76 milhões de euros, acrescenta a empresa.

 

 

Comentários

pub