Centenas de pessoas no funeral do médico José Afonso Gomes, em Castro Marim

Centenas de pessoas participaram, no dia 23, no funeral do médico José Afonso Gomes, em Castro Marim, onde foi presidente […]

Centenas de pessoas participaram, no dia 23, no funeral do médico José Afonso Gomes, em Castro Marim, onde foi presidente da Assembleia Municipal.

José Afonso Gomes faleceu no dia 22 de fevereiro, na vila de Castro Marim, com 87 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Foi uma figura distinta de Castro Marim, um médico brioso e dedicado, com uma carreira notável ao serviço da medicina, que mais de 40 anos testemunham e consagram.

José Afonso Gomes era natural da freguesia de Azinhal, tendo-se licenciado em medicina pela Universidade de Medicina de Lisboa, em 1953.

Exerceu a profissão de médico nas Casas do Povo de Castro Marim, Azinhal e Odeleite, nos Hospitais de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Foi delegado de saúde e perito médico do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real de Santo António.

Na área social, destaca-se a sua intervenção como provedor e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.

Entre 1998 e 2001, foi presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim.

No ano de 2000, foi agraciado pelo então presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, José Estevens, com a medalha de Honra do Município, pelos relevantes serviços prestados ao concelho na área da saúde.

Também no dia 24 de junho de 2012, feriado municipal, o Município inaugurou as novas Avenidas de Castro Marim, tendo atribuído a uma delas o nome de Av. Dr. José Afonso Gomes.

No cortejo fúnebre, em que a urna foi coberta com a bandeira do Município, participaram centenas de castromarinenses, entre as quais os deputados municipais, os autarcas de freguesia, o presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, José Luís Domingos, o presidente da Câmara Francisco Amaral, o anterior presidente da Câmara, José Estevens e dirigentes das associações locais.

Comentários

pub