Cegonha-branca escolhida como a Ave do Ano 2014

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) escolheu a cegonha-branca como Ave do Ano 2014 por ser uma […]

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) escolheu a cegonha-branca como Ave do Ano 2014 por ser uma espécie simbólica de Portugal, que se tem adaptado a viver junto das nossas vilas e aldeias.

«Acarinhada pelos portugueses, esta espécie faz parte da nossa cultura e dia a dia, sendo também uma aliada no combate de algumas pragas agrícolas», salienta a SPEA.

2014 é também o ano do censo internaciuonal da cegonha-branca e uma excelente oportunidade de sensibilizar a população para a importância da espécie. Para colocar em prática as ações previstas, a SPEA precisa de apoio: faça uma chamada para ajudar a cegonha-branca para o 760 455 155 (0,60€ + IVA).

A campanha do Ave do ano decorre desde 2007, com o objetivo de dar a conhecer melhor determinadas espécies e salientar os desafios que enfrentam na atualidade.

2014 é o ano do censo internacional da cegonha-branca e uma excelente oportunidade de conciliar conservação com divulgação ambiental. Pois, embora a cegonha-branca seja conhecida das pessoas, na prática, a maioria pouco sabe sobre ela.

A cegonha-branca é uma ave migradora e protegida, associada aos habitats de água doce, pastagens e prados, onde se alimenta. A evolução da sua população tem sido irregular.

Com o desenvolvimento industrial, a intensificação da agricultura e o uso massivo de inseticidas sofreu um declínio preocupante a partir dos anos 50 do século passado, chegando a desaparecer de extensas regiões e de vários países europeus.

Hoje em dia a população europeia recuperou ligeiramente, embora se mantenha escassa nos países do norte da Europa (por exemplo registou-se um casal no Luxemburgo, pela primeira vez em 2013, e na Bélgica é conhecido apenas um casal nidificante).

Em Portugal, após uma regressão acentuada, a população de cegonha-branca tem aumentados em número de efectivos e em área de ocorrência.

Bem acolhida pelas populações, é também uma boa ajuda no controlo de pragas da agricultura, alimentando-se do lagostim-vermelho-da-louisiana ou dos gafanhotos, conhecidos pelos prejuízos que causam nos arrozais, no primeiro caso, e nas culturas de cereais, no segundo caso.

O censo internacional da cegonha-branca é realizado de 10 em 10 anos em todos os países da Europa durante a primavera–verão.

Em 2014 o objetivo é recensear todos os ninhos de cegonha-branca em Portugal, de modo a obter dados reais e atualizados sobre a distribuição e abundância da espécie.

O censo da cegonha-branca em Portugal será uma organização conjunta do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a SPEA.

Comentários

pub