Carnaval, concertos, cinema, eleições europeias e ciência marcam mês de março em Lagos

Concertos, bailes e desfiles de Carnaval, desporto, cinema, artes plásticas, ciência, uma marcha de leitores e um debate sobre a […]

Concertos, bailes e desfiles de Carnaval, desporto, cinema, artes plásticas, ciência, uma marcha de leitores e um debate sobre a Europa são as várias áreas da programação prevista para o mês de março no concelho de Lagos.

O Carnaval será um dos principais destaques para o início do mês, com vários bailaricos e desfiles já programados.

A Câmara local recorda que, «em Lagos, os Bailes de Carnaval constituem uma das poucas tradições que resiste ao passar dos anos e à alteração dos costumes. Aliás, em alguns locais do concelho, e para muitos munícipes, o Carnaval continua a ser vivido e comemorado ao jeito de outros tempos, mantendo-se o gosto e o interesse pela animação dos Bailes do Carnaval que algumas coletividades do concelho continuam a fazer por manter».

Estas iniciativas carnavalescas serão mais evidentes, entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, em Odiáxere (Clube Desportivo de Odiáxere) e no Chinicato (Grupo dos Amigos do Chinicato), dois locais já com grande tradição nas comemorações do Entrudo.

Para os mais cinéfilos, a Biblioteca Municipal voltou a preparar para este mês um Ciclo de Cinema, a ter lugar todas as Quartas-Feiras, desta vez subordinado ao tema “Elas”. Os filmes passam sempre às 21h00 e a entrada é gratuita.

Por outro lado, o Centro Ciência Viva de Lagos é o local adequado onde áreas como a ciência e a tecnologia se cruzam de modo divertido e educativo, num espaço repleto de atividades para visitantes de todas as idades. Saiba tudo sobre as iniciativas previstas para este mês em lagos.cienciaviva.pt.

Na área das artes plásticas, continuam patentes este mês a exposição Kick in The Eye, no Centro Cultural de Lagos, até 12 de abril, a exposição de pintura “À Procura do Belo”, de Maria Otília Ramalhete, patente nos Antigos Paços do Concelho até 14 de março, e as exposições de escultura e pintura “Pedras Rolantes” e “Don’t Joke…Ask Me”, de Aníbal Fernando de Matos e Emília Maria Pais, que poderão ser visitadas até ao dia 16 de março, no Posto Municipal de Exposições.

Para o dia seguinte, e até ao final do mês, poderá ser visitado, no mesmo local, a Exposição de escultura “A Alma do Mar”, de Eva Jacobsen.

No Centro Cultural de Lagos, estão também já previstos vários concertos, sendo que o primeiro é no dia 07 de março, um espetáculo com Yiliana Labrada (música tradicional cubana), integrado na 3ª edição de Vozes de Mulheres, destinado a assinalar simbolicamente o Dia Internacional da Mulher, no dia seguinte.

A Academia de Música de Lagos apresenta dois concertos, nos dias 08 e 21, com início à hora habitual, 21h30, e nos dias 28 e 29 a Associação de Dança de Lagos apresenta ao público um espetáculo no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Dança.

Ainda para o CC Lagos, está prevista, para a tarde de dia 21, uma sessão-debate sobre as Eleições Europeias 2014, no auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, promovida pela CCDR Algarve.

O público-alvo desta iniciativa, que contará com a presença de alguns deputados, é especialmente dirigida a dirigentes e técnicos superiores com responsabilidade em matéria de decisão e gestão na região,  associações, estudantes, empresas e outros interessados em matérias ligadas ao ambiente, energia, agricultura ou turismo.

Também no dia 21, logo pela manhã, decorre a Marcha de Leitores. Serão mais de mil alunos que vão marchar e concentrar-se em vários locais do concelho, com um livro debaixo do braço. Promover o gosto pelo livro e pela leitura entre a comunidade escolar e sensibilizar a sociedade local para a sua importância são os grandes objetivos desta iniciativa.

Na área do desporto, Lagos vai acolher vários eventos, com especial destaque para o Campeonato Nacional Individual de Infantis e Seniores (Ténis de Mesa), nos dias 01 e 02 de março, no pavilhão do Complexo Desportivo Municipal.

Uns dias depois, o Estádio Municipal recebe cinco jogos da Algarve Cup 2014 (futebol feminino), a terem lugar nos dias 05, 07 e 10, integrando as seleções pertencentes aos Grupos A e C. A entrada é livre.

Também para este mês, está previsto o XII Grande Prémio de Odiáxere (Atletismo) e o VIII encontro das Olimpíadas Sénior, um projeto que resulta da colaboração entre quatro municípios algarvios – Lagos, Portimão, Silves e Lagoa – e destina-se aos praticantes de desporto que integram as suas classes de desporto sénior.

Todas as informações mais detalhadas sobre as atividades do mês estão patentes em www.cm-lagos.pt.

Comentários

pub