Câmara de Castro Marim apoia restauro dos retábulos da Igreja Matriz de Odeleite

A Câmara Municipal de Castro Marim aprovou, em reunião do executivo, a atribuição de um subsídio de 49 mil euros […]

A Câmara Municipal de Castro Marim aprovou, em reunião do executivo, a atribuição de um subsídio de 49 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite, para a conservação e restauro dos retábulos da Igreja da Nossa Senhora da Visitação.

A intervenção a levar a cabo naquele templo é fruto de uma candidatura da Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite ao programa PRODER, para a conservação e restauro dos retábulos da Igreja Matriz de Odeleite.

Os trabalhos a realizar custam 108.141,60 euros, estando o seu início previsto para o mês de março.

Contemplam a conservação e restauro de três dos cinco retábulos da Igreja (retábulo de Nossa Senhora do Rosário, São Miguel e São Pedro), «considerado urgente devido ao elevado grau de degradação», salienta a autarquia.

Os retábulos apresentam problemas estruturais e estéticos, designadamente, fendas e fissuras nos suportes de madeira e infestação de insetos, descolagem e abertura de juntas, perda significativa de policromia, estando o conjunto das peças de tal forma degradado que os trabalhos implicarão a desmontagem total das peças, substituição parcial ou, nalguns casos, total dos elementos estruturais.

O projeto da Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite é financiado em 60% pelo Programa PRODER (num total de 58.818,48 euros), cabendo ao Município custear o investimento não elegível pela candidatura que é de 49.323,12 euros.

Para a Câmara Municipal de Castro Marim, a obra de conservação e restauro dos altares da Igreja Matriz de Odeleite tem «grande importância, tanto mais que estamos em presença do património religioso mais relevante no concelho, segundo o historiador Francisco Lameira, especialista em história da arte, sendo, ao mesmo tempo, um investimento sólido numa aldeia que encerra um enorme potencial turístico e paisagístico que importa valorizar».

Comentários

pub