Bastonário da Ordem dos Médicos reúne-se hoje com o Curso de Medicina da UAlg

O Bastonário da Ordem dos Médicos reúne-se hoje, às 17h00, com o Mestrado Integrado de Medicina (MIM) da Universidade do […]

O Bastonário da Ordem dos Médicos reúne-se hoje, às 17h00, com o Mestrado Integrado de Medicina (MIM) da Universidade do Algarve, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas, em Faro.

Esta reunião será uma oportunidade para os futuros médicos da UAlg, 29 dos quais já estão a realizar o Ano Comum em hospitais, ouvirem o bastonário José Manuel Silva expor as mais recentes propostas de alteração do Regulamento do Internato Médico e da prova de acesso à especialidade.

Para Isabel Palmeirim, diretora do MIM, “esta visita servirá também para transmitir ao Bastonário o balanço positivo do MIM, que já vai na sua quinta edição”.

O MIM da UAlg, muito inspirado nos métodos de formação de países referência na área Médica, como Austrália, Reino Unido e Canadá, é um curso de 4 anos letivos, com 40 semanas cada e está desenhado para formar médicos com um perfil bem definido em três vertentes: Conhecimentos, Atitudes e Aptidões Práticas.

A aquisição de conhecimentos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais (PBL) discutidos/resolvidos/analisados em grupos de 8 alunos, assistidos por um tutor.

A autoaprendizagem é uma pedra angular deste sistema de formação. Os estudantes não são “ensinados” mas são antes ajudados a aprender num ambiente de equipa que aproveita as sinergias decorrentes das formações prévias dos estudantes.

A aprendizagem das bases da comunicação entre doente e médico, a ética clínica, a aprendizagem das competências para fazer a história clínica, o exame físico do doente, o diagnóstico e o plano terapêutico, fazem-se no contexto da Medicina Geral e Familiar na primeira metade do curso, e posteriormente, no terceiro e quarto ano, em contexto hospitalar.

A formação é também complementada com modelos anatómicos e de simulação clínica desenhados para o efeito, existentes na UAlg, sob a orientação de especialistas clínicos.

O curso conta também com seminários todas as semanas, onde são convidados peritos nacionais e internacionais das diversas áreas clínicas.

Esta reunião integra-se na visita que o bastonário da Ordem dos Médicos está a fazer, hoje e amanhã, ao Algarve.

 

 

Comentários

pub