Artes circenses e bigodes animam mais uma edição do evento «Bivar»

Não é preciso ter bigode, pois haverá muitos para distribuir, nem sequer ser homem, para se juntar à brincadeira e […]

Não é preciso ter bigode, pois haverá muitos para distribuir, nem sequer ser homem, para se juntar à brincadeira e encarnar a personagem do Conselheiro Manuel Bívar. Divulgar a cultura, através de diversas expressões, ao mesmo tempo que se dinamiza a zona comercial da Baixa de Faro e a vivência da cidade são os objetivos de mais um «Bívar – Arte, Design e Cultura», evento que terá a sua 3ª edição no próximo sábado.

A partir das 16 horas há atividades para toda a família. Com a Terça-feira Gorda à porta, a organização do «Bivar» apontou para uma temática carnavalesca e para as artes circenses como elementos centrais desta edição. Assim, além das inaugurações simultâneas de exposições, uma das marcas do evento, haverá muita diversão nas ruas.

Animação à qual todos estão convidados a juntar-se. A organização desafia os visitantes a mascarar-se, de preferência com fantasias que apontem para a figura do Conselheiro Bívar, personalidade que dá nome ao evento e à rua onde se concentram as iniciativas.

A figura de Manuel Bívar está imortalizada num busto existente no jardim junto à doca de Faro e será focado um traço distintivo do conselheiro: o seu bigode. «Vamos distribuir bigodes à população. Já fizemos vários workshops para os construir e ainda teremos outro na sexta-feira de manhã», revelou Vera Pinheiro, numa conversa que o Sul Informação manteve com os três impulsionadores originais da ideia: Vera Pinheiro, Davide Alpestana e António Lacerda.

Foi, de resto, na Rua Conselheiro Bívar que os agora co-organizadores do «Bivar» começaram a pensar neste evento. Vera e Davide instalaram-se naquela artéria enraizada na zona de animação noturna da capital algarvia no seguimento do concurso «Estamos na Baixa!».

Ambos abriram espaços de comércio social e colaborativo, ela a «Sardinha de Papel», ele o «Palácio do Tenente», situado numa antiga casa senhorial, onde também se realizam regularmente concertos e outras iniciativas culturais. Depressa entraram em sintonia com António Lacerda, da Associação Nacional de Designers (AND), que também tem a sede naquela rua.

«Umas conversas de café» inspiraram o lançamento do «Bivar», que  depressa cresceu para um evento cultural «ao nível dos maiores realizados a nível regional» e entusiasmou a comunidade farense. «Tudo começou por algumas conversas que tivemos aqui na rua, entre colegas e amigos, no sentido de desenvolver alguma atividade em Faro, concretamente na Conselheiro Bívar», recordou António Lacerda. Dado o pontapé de saída, «as coisas foram fugindo», o que, neste caso, significa, crescendo.

A ideia entusiasmou outros comerciantes da zona, que quiseram juntar-se ao evento. Assim, são diversas as lojas, bares e associações que estão ligadas ao «Bivar». Alguns destes estabelecimentos nem sequer se situam na Rua Conselheiro Bívar, um sinal do crescimento do evento.

«Ajudar ao crescimento destas empresas acaba por ser também muito do nosso foco. Temos muitas lojas e bares envolvidos e isso acaba por ser mais um reforço da produção dessas casa e, claro, das nossas», referiu Davide Alpestana.

Pode-se mesmo dizer que o «Bivar – Arte, design e Cultura» pegou de estaca e à primeira. A edição original, que decorreu em outubro passado, foi muito participada e o evento tem crescido, desde então, com novas atividades a ser introduzidas na edição de dezembro passado. A  edição de março terá ainda mais novidades, das quais se destaca a introdução de um inovador conceito.

«Queremos introduzir o “Pay After Show”, um conceito que promove o acesso gratuito à cultura, esperando que as pessoas, de uma forma consciente – da qualidade do espetáculo e do dinheiro que têm na carteira (risos) – , possam contribuir para o espetáculo que estão a ver», anunciou Vera Pinheiro.

Para implantar este conceito, a organização do «Bivar» conta com a ajuda de uma associação da Andaluzia, que já introduziu o conceito «com muito sucesso» naquela região de Espanha, de tal forma que já foi replicada «em Barcelona e em Huelva».

Os organizadores deste evento pensam realizar seis edições por ano, embora não estejam presos a uma periodicidade regular. Isso dependerá de diversos fatores, com especial enfoque para «o clima», que pode ser determinante no sucesso deste tipo de iniciativas, que convida a viver a Rua.

 

Programa conta com artistas desde a Serra até à Espanha

Um elemento central do «Bivar» é sempre a programação cultural. Nesta terceira edição, além do lançamento simultâneo de diversas exposições, às 16 horas de sábado, há espetáculos a suceder-se em diversos locais. «Estão representadas zonas como São Bartolomeu de Messines, Santa Bárbara de Nexe, Faro, Málaga e Sevilha. Há aqui uma abrangência de regiões, que é uma mais valia», revelou Vera Pinheiro.

«Te.Atrito», «Maxim Us», «Pipenpé», «Compania Rebola-Lucha», «Varuma Teatro», «Lama», um espetáculo de fogo e um concerto pelos sevilhanos Rare Folk são algumas das sugestões.

No campo das exposições, segundo Davide Alpestana, será inaugurada «uma exposição de caligrafia e fotografia dos alunos de Design de Comunicação da Universidade do Algarve», no «Palácio do Tenente», o mesmo local que irá acolher as mostras «Trash Circus, de antigos elementos dos Satori», ligada ao Carnaval, e «uma exposição da VJ Zayle, artista ligada à Fábrica dos Sentidos».

Já a AND, que partilha o espaço com a «Sardinha de Papel», vai promover a inauguração de uma exposição da artista plástica de Portimão Inês Barracha. Será igualmente inaugurada a exposição «Sem Domicílio Fixo», de Fernando Brazão, que se espalhará por oito locais de Faro, entre os quais a loja de Vera Pinheiro. Além destas atividades programadas, haverá «algumas surpresas» ao longo da tarde/noite, nomeadamente «em algumas salas do Palácio do Tenente».

O «Bivar», evento do qual o Sul Informação é parceiro, tem o apoio da Câmara Municipal de Faro e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Região do Turismo do Algarve, Vinilconsta, Universidade do Algarve, CRIA – Centro Regional para Inovação do Algarve, Visualforma, JM-Signs, Publirádio, Associação Académica da Universidade do Algarve, ARCM – Associação de Músicos em Faro, Janela Imobiliária, RUA FM e Rui Correia- Fotografia.

Comentários

pub