Anterior presidente do Porto de Sines encerra conferência do PS/Algarve

Lídia Sequeira, ex-presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines (APS), é a convidada de honra da conferência regional […]

Lídia Sequeira, ex-presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines (APS), é a convidada de honra da conferência regional «Novo Rumo», promovida neste sábado em Faro.

Subscritora de declaração «Um Novo Rumo para Portugal», sob a sua gestão, entre 2005 e 2013, o Porto de Sines assumiu a liderança nacional em mercadorias movimentadas e tornou-se numa referência incontornável no shipping mundial de contentores (segmento de carga com maior índice de crescimento no mundo), pertencendo ao clube restrito dos portos que recebem os maiores navios em operação.

Ao ser um grande hub portuário de águas profundas, com ligações diretas aos principais portos do continente americano, asiático e europeu, Portugal passou a desempenhar um novo papel geoestratégico uma vez que, face à sua localização, funciona como plataforma giratória de mercadorias entre grandes regiões mundiais.

A liderança forte imprimida por Lídia Sequeira traduziu-se uma nova dinâmica no Porto de Sines, com a aposta na nomeação de diretores jovens e, pela primeira vez na APS, duas mulheres foram nomeadas para importantes direções de serviços como Recursos Humanos e Concessões e Áreas Dominiais.

Através do recrutamento de jovens com elevado potencial, foi possível constituir equipas que hoje constituem uma referência nos portos nacionais em áreas como os sistemas de informação, a estratégia comunicacional e a gestão de clientes.

Lídia Sequeira licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e começou a carreira profissional na Direcção-Geral de Transportes Terrestres. Recentemente foi distinguida como a melhor líder na gestão de uma empresa pública no âmbito dos Best Leader Awards, pela transformação desenvolvida no Porto de Sines que sob a sua liderança, tornou-se um moderno porto de 4ª Geração, com práticas de gestão de elevada produtividade e de vanguarda em soluções de melhoria da competitividade portuária.

Não se considerando um exemplo, afirma que “o grande objetivo é sempre fazer o melhor com independência e com uma visão estratégica”.

Integrado nas iniciativas que precedem a Convenção «Novo Rumo», agendada para o dia 17 de maio, o PS/Algarve promove neste sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 15 horas, uma conferência regional subordinada ao tema “Economia e Emprego – Competitividade Regional. Que Futuros?”, que terá lugar no Auditório do Museu Municipal de Faro.

Comentários

pub