Altura promoveu debate vivo sobre o autocaravanismo em Castro Marim

Um debate sobre o autocaravanismo no concelho de Castro Marim, que contou com a participação de duas centenas de pessoas, […]

Um debate sobre o autocaravanismo no concelho de Castro Marim, que contou com a participação de duas centenas de pessoas, incluindo residentes autocaravanistas e agentes económicos, decorreu no sábado, dia 1, no Centro Escolar de Altura, promovido pela Câmara Municipal.

“Queremos um debate participado por todos, onde construtivamente possamos discutir o autocaravanismo enquanto atividade económica relevante para o concelho, desde as questões que se prendem com a falta de parques até à necessidade de encontrar um modelo de gestão deste tipo de turismo”, disse Francisco Amaral, presidente da Câmara.

“Afigura-se-nos de grande utilidade ouvir as vossas opiniões sobre o autocaravanismo no concelho, para que com bom senso e equilíbrio saibamos decidir sobre uma atividade que está em franco desenvolvimento no Algarve e que nos interessa”, acrescentou o autarca, dirigindo-se aos participantes neste que é o terceiro de um conjunto de grandes debates sobre o futuro do concelho, realizados pela autarquia.

Seguiu-se a apresentação de um estudo acerca da estratégia para o acolhimento dos autocaravanistas na região, da responsabilidade dos técnicos da CCDR/Algarve, Alexandre Domingues e Alice Pisco.

O documento traça o perfil do autocaravanista e o enquadramento desta atividade no Algarve.

A desadequação dos espaços do autocaravanismo, os problemas de segurança a ele associados, o autocaravanismo enquanto elemento de qualificação e valorização turística da região e o seu efeito positivo no fenómeno da sazonalidade são alguns dos aspetos observados no estudo.

Outra das questões abordadas neste trabalho da CCDR/Algarve é a criação de estruturas de apoio ao autocaravanismo e a importância da legislação em vigor desde 2008, tendo já permitido, nos últimos seis anos, a construção de 12 áreas de acolhimento a autocaravanistas na região, entre elas as de Alcaria de Odeleite e Castro Marim.

Por seu turno, a vice-presidente da Câmara Filomena Sintra apresentou um inquérito realizado pela empresa municipal NovBaesuris aos autocaravanistas estacionados em Altura e Castro Marim, destinado a avaliar o impacto desta atividade no concelho, mas também a medir a permanência, os anseios e as expetativas dos autocaravanistas que nos visitam.

Ao longo de três horas de um debate vivo, foram aventadas um naipe de sugestões e opiniões, tendo em vista um autocaravanismo de qualidade, capaz de gerar mais valias para a economia do concelho, mas também para a notoriedade e afirmação turística de Castro Marim no exterior.

«A criação de uma rede regional de acolhimento aos autocaravanistas e de um roteiro do autocaravanismo no concelho, tal como a construção de um parque de acolhimento em Altura, com infraestruturas que permitam o abastecimento de água e a descarga de esgotos e o ordenamento da área urbana de forma a combater eventuais situações de parqueamento selvagem, que em nada contribuem para uma convivência sã entre a comunidade residente e os autocaravanistas» foram algumas das conclusões do debate, que encheu por completo o refeitório do Centro Escolar de Altura.

Comentários

pub