Algarve aumenta participação nos órgãos nacionais do PSD

O Algarve viu a sua participação nos órgãos nacionais do PSD aumentar, na sequência do Congresso do partido que decorreu […]

O Algarve viu a sua participação nos órgãos nacionais do PSD aumentar, na sequência do Congresso do partido que decorreu no fim de semana em Lisboa.

Em termos quantitativos, o Algarve manteve um elemento na Comissão Política Nacional, órgão que gere o Partido e é presidido por Pedro Passos Coelho, e aumentou para quatro o número de elementos eleitos diretamente para o Conselho Nacional, órgão de consulta e e regulação do partido entre os congressos, quando anteriormente apenas tinha um elemento eleito diretamente.

Para a Comissão Política Nacional, foi assim eleita Elsa Cordeiro, natural de Tavira, onde preside ao PSD local, e deputada à Assembleia da República. Elsa Cordeiro tem 46 anos, é gerente bancária de profissão e foi eleita deputada em 2011.

Para o Conselho Nacional, foram eleitos Desidério Silva, na lista proposta pelo presidente do Partido, bem como Cristóvão Norte, que ocupava o segundo lugar da segunda lista mais votada logo depois da oficial, e ainda Bruno Inácio e Paulo Alentejano, em listas igualmente distintas.

A lista onde o deputado algarvio Cristóvão Norte era o nº 2 elegeu 14 elementos e apenas foi superada pelos 18 da lista apoiada pela direção nacional e liderada por Miguel Relvas.

O Algarve esteve representado no Congresso Nacional do PSD por uma comitiva de mais de 70 pessoas entre delegados, participantes e observadores.

Além disso, o PSD/Algarve viu aprovada, por larga maioria, a proposta temática que apresentou ao XXXV Congresso Nacional do PSD, onde é defendida uma aproximação do Estado as pessoas, nomeadamente através de processos de descentralização administrativos e políticos, sublinhando a necessidade de regionalizar Portugal e defendendo que o Algarve acolhe as condições necessárias para se tornar uma “região-piloto”, assim a Constituição da República o permita.

Luis Gomes, presidente do PSD/Algarve, fez a apresentação da proposta temática perante o Congresso, onde afirmou que «é necessário que o estado se coloque de forma eficaz e eficiente ao serviço das pessoas, das suas necessidades e sempre com a respetiva de resolução dos seus problemas, e isso implica repensarmos a organização do estado, os serviços que presta e a relação entre eleitores e eleitos».

Foi também aprovada «por larguíssima maioria» a proposta «Mar de Esperança», da qual o deputado Cristóvão Norte é um dos co-autores.

Comentários

pub