Agricultura assegura manutenção do núcleo da DRAPAlg de Alcoutim

A Zona Agrária de Alcoutim não irá ser encerrada. A Câmara local e a Direção Regional de Agricultura e Pescas […]

A Zona Agrária de Alcoutim não irá ser encerrada. A Câmara local e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPAlg) terem acordado estabelecer um protocolo «no sentido de garantir, através da permanência de um funcionário em Alcoutim, a continuidade do acompanhamento e apoio aos agricultores».

O protocolo a assinar, «além de salvaguardar o apoio aos agricultores locais, contempla também a otimização das instalações do núcleo da DRAPAlg em Alcoutim», revelou a autarquia alcouteneja, numa nota de imprensa.

A garantia da manutenção daquele serviço foi dada ao presidente de Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves pelo diretor regional de Agricultura e Pescas Fernando Severino, numa reunião entre as duas entidades.

«Como território rural, a atividade florestal/agrícola assume um papel de relevo na economia local. No âmbito do REG. (CEE 2080/92) – Programa de Florestação, Alcoutim chegou a representar cerca de 12% do investimento nacional», ilustrou Osvaldo Gonçalves.

«Estes postos de atendimento nos meios rurais assumem um papel de relevante importância, na medida em que funcionam como principal elo de ligação entre os agricultores e os centros de decisão, permitindo assim diminuir as distâncias que os separam. A manutenção do posto de Alcoutim, no futuro, irá também contribuir como estímulo e apoio ao acesso a medidas do próximo Quadro Comunitário de Apoio», acrescentou o edil.

Em finais de janeiro, o Ministério da Agricultura e do Mar tinha fechado os núcleos de Aljezur, Alcoutim e Silves e as extensões de Lagos e Monchique da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. Assim, os serviços de Agricultura no Algarve ficaram confinados a Portimão, Faro e Tavira.

Comentários

pub