Michal Kwiatkowski vence contrarrelógio e reforça liderança na Volta ao Algarve

O polaco Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep) venceu hoje o contrarrelógio da Volta ao Algarve, com o tempo de 14min03seg, e […]

O polaco Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep) venceu hoje o contrarrelógio da Volta ao Algarve, com o tempo de 14min03seg, e reforça assim a liderança na Geral Individual.

O português Rui Costa (Lampre-Merida) nem entre os 10 primeiros deste crono se classificou (14m37s), pelo que desce ao 3º posto da Geral, depois de Contador. Costa está agora a 38 segundos da liderança.

Neste que foi o seu segundo triunfo consecutivo na Algarvia, Kwiatkowski concluiu os 13,6 quilómetros do contrarrelógio entre Vila do Bispo a Sagres em 14min03seg, à média de 58,078 km/h, batendo o italiano Adriano Malori (Movistar) e o campeão do Mundo da especialidade, o alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quickstep), 2º e 3º classificados, que ficaram a 11 e 13 segundos, respetivamente.

“Sofri muito. No início achei que ia muito rápido e que poderia quebrar a meio. O final foi muito técnico, mas estou muito feliz com o resultado. O tempo intermédio do Tony Martin serviu-me de referência”, disse Michal Kwiatkowski antes de subir ao pódio.

Os mais diretos adversários de Kwiatkowski na luta pela camisola amarela, Rui Costa (Lampre-Merida) e Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), aguentaram como puderam este “ataque” do polaco. Contador cedeu 20 segundos, o que lhe valeu a subida ao segundo posto da geral individual, a 32 segundos do líder. O português Rui Costa perdeu 34 segundos na etapa, caindo para a terceira posição da geral, a 38 segundos do primeiro.

“Dei o meu máximo, mas o Michal Kwiatkowski está muito forte. Amanhã é um dia muito duro, são dois quilómetros e meio muito explosivos no final. Não quero deitar a toalha ao chão, mas vai ser complicado”, admite Rui Costa.

“As sensações não são excelentes, mas tendo em conta que estamos em início de época são boas. Seria uma surpresa se o Kwiatkowski não ganhasse a Volta”, entende Alberto Contador.

A superioridade até agora patenteada por Michal Kwiatkowski faz do polaco o principal favorito ao triunfo na 40ª Volta ao Algarve.

Alberto Contador e Rui Costa terão de jogar o tudo por tudo na quarta etapa, que amanhã vai levar a caravana de Almodôvar até ao Alto do Malhão, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria, depois de percorridos 164,5 quilómetros.

A quarta tirada, que se corre este sábado, é considerada a etapa rainha, pois os ciclistas encontram três prémios de montanha nos últimos 43 quilómetros.

Os corredores vão subir ao Alto do Malhão, depois trepam o Freixo (1km de subida com inclinação média de 13 por cento), a 11,5 quilómetros do final, e, finalmente, regressam ao Malhão (2,6 km com pendente média de 9,6 por cento).

“Já conheço a subida do Malhão muito bem, pois já a fiz duas vezes. O Contador e o Rui Costa vão tentar roubar-me a camisola amarela até ao último dia”, considera o líder da geral individual.

Após o contrarrelógio, a Lampre-Merida manteve a liderança coletiva e Rui Costa continua à frente na classificação por pontos. A montanha e as metas volantes também permanecem com os mesmos líderes de véspera, Valter Pereira (Banco BIC-Carmim) e César Fonte (Rádio Popular), respetivamente.

 

CLASSIFICAÇÕES
3.ª Etapa: Vila do Bispo – Sagres, 13,6 km (C/R)

Top 10 na etapa
1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), 14m03s
2.º Adriano Malori (Movistar), a 11s
3.º Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), a 13s
4.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a 20s
5.º Alex Dowsett (Movistar), a 25s
6.º Jan Barta (Netapp-Endura), a 28s
7.º Rick Flens (Belkin), a 29s
8.º Thomas de Gendt (Omega Pharma-QuickkStep), a 30s
9.º Wilco Kelderman (Belkin), mt
10.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), a 33s

 

Geral Individual
1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), 9h03m36s
2.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a 32s
3.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 38s
4.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), a 1m00s
5.º Sergei Chernetski (Katusha), a 1m03s
6.º Wilco Kelderman (Belkin), a 1m08s
7.º Rubén Fernández (Caja Rural-RGA Seguros), a 1m20s
8.º Simon Spilak (Katusha), a 1m23s
9.º Christopher Horner (Lampre-Merida), a 1m24s
10.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 1m25s

 

Veja aqui mais fotos desta etapa e de toda a Volta ao Algarve.

 

 

 


 

 

Comentários

pub