«Peace Run» passa no Zoomarine esta segunda-feira

A «Peace Run», um evento humanitário mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais, vai passar esta tarde, […]

A «Peace Run», um evento humanitário mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais, vai passar esta tarde, às 13h30, no Zoomarine, em Albufeira.

Mais de 200 crianças de escolas daquele concelho vão juntar-se no parque temático algarvio, para ver passar a «Tocha da Paz», símbolo desta iniciativa, que está em Portugal desde a passada sexta-feira e interagir com os atletas que a transportam.

Na cerimónia oficial que irá ter lugar no Zoomarine «a equipa internacional e atletas nacionais que acompanham a Tocha da Paz transmitem às crianças e jovens das escolas locais, os valores associados a este evento e as escolas apresentam os trabalhos alusivos à paz e harmonia mundial que realizaram, nos meses que anteciparam a chegada da corrida».

A «Peace Run» está em território nacional desde 21 de fevereiro, dia em que partiu de Lisboa em direção a Vila Real de santo António, «dando inicio a uma rota que vai percorrer todos os países da europa, terminando dia 6 de Outubro em Belgrado, na Sérvia.», revelou o Zoomarine.

A Peace Run percorre todos os continentes, passando por mais de 140 nações ao redor do globo. Um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha e em cada país, visita escolas, associações, fundações e autarquias levando a corrida a todas as comunidades locais. Não pretende angariar dinheiro ou destacar qualquer causa, é apenas uma passagem de testemunho global, que transcende barreiras políticas, culturais e económicas.

Esta iniciativa já se realiza há 27 anos e já contou com a participação de inúmeras individualidades, entre as quais se destacam o Papa João Paulo II, o Dalai Lama, a Madre Teresa de Calcutá, o Arcebispo Desmond Tutu, Mikhail Gorbhachev, Nelson Mandela, Carl Lewis ou Muhammad Ali.

Em Portugal, a Peace Run conta também com o apoio público de muitas pessoas, como a Embaixadora da UNESCO, Ana Martinho, o alpinista João Garcia, os atletas Jorge Pina, Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado e Francis Obikwelu, o cantor André Sardet, A jornalista Sandra Felgueiras e o apresentador Francisco Mendes.

No nosso país várias têm sido as autarquias, escolas, associações, fundações e entidades de carácter histórico (Mosteiros da Batalha, Alcobaça e Santa Clara a Velha, Convento de Cristo, Ruínas de Conímbriga e Portugal dos Pequenitos), que receberam a Tocha da Paz.

Comentários

pub