Universidade e Câmara de Faro anunciam projetos conjuntos

A Universidade do Algarve (UAlg) e a Câmara de Faro vão esforçar-se para aprofundar as relações institucionais, através do lançamento […]

A Universidade do Algarve (UAlg) e a Câmara de Faro vão esforçar-se para aprofundar as relações institucionais, através do lançamento de diversos projetos conjuntos, bem como de reuniões periódicas e de um acompanhamento mais regular e intensivo.

Esta foi a principal decisão de um encontro entre o presidente da autarquia farense Rogério Bacalhau e do reitor António Branco, realizado na passada semana, «um contacto bilateral entre as duas instituições, que serviu de base para a constituição de um fórum de reflexão conjunta».

Em cima da mesa estiveram diversos temas, como a criação de um Parque Tecnológico em Faro, a possibilidade de uma parceria na dinamização da Fábrica da Cerveja e medidas na área da habitação jovem.

Tanto António Branco como Rogério Bacalhau foram eleitos para o cargo que agora ocupam no último trimestre de 2013, mas não perderam tempo em tentar efetivar uma necessidade apontada há muito quer pelos responsáveis pela academia, quer pela comunidade Farense.

«Entre os vários pontos de interesse, não poderia deixar de ser focado o Parque Tecnológico Internacional do Algarve (PTIA), uma parceria entre o Aeroporto de Faro, a UAlg e a autarquia farense, que irá ser construído junto à Universidade e ao aeroporto [internacional] e, também, próximo da Ria Formosa. Trata-se, portanto, de um grande projeto de importância estratégica para as duas instituições, já que prevê a criação de incubadoras, escritórios e laboratórios de investigação aplicada, onde as empresas poderão investir e estabelecer-se, sempre em parceria com a Universidade», anunciaram as duas instituições, numa nota de imprensa conjunta.

Relativamente à Fábrica da Cerveja, foi avançada a possibilidade de instalar «indústrias criativas, espaços de formação para a oferta formativa da UAlg no domínio das Artes, ou, ainda, a criação de uma residência artística / hostel» naquele espaço situado na Vila-Adentro de Faro. Será para esta antiga fábrica que se mudará, em breve, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos.

No campo da habitação jovem, a ideia é criar «condições especiais para disponibilizar habitações na Baixa de Faro, visando não só a reabilitação urbana, mas também a vivência de uma população mais jovem, tornando a zona mais atrativa»,.

«E porque a Universidade também deve ter um papel social ativo, vai ser implementada uma “Bolsa de Voluntários” que crie condições para, a troco de companhia e de uma renda simbólica, permitirá aos estudantes que frequentam UAlg ficarem alojados em casas de famílias de idosos da cidade, numa iniciativa que visa, essencialmente, combater a solidão dos mais velhos, mas que também poderá apoiar os estudantes com dificuldades», anunciaram as duas instituições.

Esta será uma forma de Faro se assumir «cada vez mais, como uma cidade universitária», o mesmo princípio por detrás da intenção de «engalanar a cidade com um conjunto de iniciativas de boas-vindas aos milhares de alunos que todos os anos aumentam a população farense».

Ao mesmo tempo, vai-se proporcionar «mais informações e criar facilidades de acesso a equipamentos desportivos, culturais e recreativos para toda a comunidade académica».

«Tendo em conta enorme procura de equipamentos desportivos municipais e universitários, ficou acordada uma gestão mais sustentada e partilhada dos espaços existentes, salientando contudo que a parceria existente com a Associação Académica da UAlg tem permitido a prática desportiva a muitos alunos, enriquecendo desta forma componente desportiva na cidade», revelam.

«Foi um dia muito bom para as duas instituições, que reconhecem ter uma missão partilhada de encontrarem soluções para os problemas que a todos dizem respeito – ao concelho e à comunidade académica que nele se insere, bem como à própria instituição», considerou, no final da reunião, Rogério Bacalhau.

Já o reitor António Branco afirma que tem «em comum com o Dr. Rogério Bacalhau uma vocação concretizadora – o que permite que o diálogo entre ambas as instituições seja orientado pela conjugação de duas dimensões importantes: a do pensamento e a da ação».

A próxima reunião entre as duas instituições ficou já agendada, para daqui a dois meses, para se acompanharem as evoluções nas medidas faladas na passada semana. «Foram ainda definidas equipas, com elementos das duas instituições, que serão responsáveis pelo acompanhamento e implementação das medidas propostas», anunciaram.

Comentários

pub