Universidade do Algarve visita parques tecnológicos em Valência

A Universidade do Algarve vai participar, entre 14 e 16 de janeiro, em várias visitas de estudo e workshops, que […]

A Universidade do Algarve vai participar, entre 14 e 16 de janeiro, em várias visitas de estudo e workshops, que decorrerão em Valência, Espanha, no âmbito do projeto MER.

A UAlg vai fazer-se representar por Hugo Barros e Eurídice Cristo, do CRIA-Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, e o Município de Faro por João Vargues.

O objetivo deste encontro internacional é identificar boas práticas em governança e marketing para áreas industriais.

O programa inclui visitas ao Parque Tecnológico de Valência e ao Parque Eco-Industrial de Lorcha, em Alicante, e reuniões com entidades que trabalham nas áreas da eco-sustentabilidade: Conselho de Paterna, Conselho de Lorcha, AVAESEN, Entidade de Conservação VPT, FEPEVAL, INNOVASEM, ITE e REDIT.

No último dia do encontro, realizar-se um workshop sobre o tema “Indústrias Verdes e Eco-parques empresariais: Desafios e Oportunidades”, onde serão apresentadas comunicações de 20 especialistas europeus, entre as quais a do representante do Município de Faro, sobre o tema “Visão para o Parque Tecnológico Internacional do Algarve”.

Esta é a terceira visita de estudo contemplada no projeto MER, sendo que a primeira se realizou em Nice, França, e a segunda em Trieste, Itália, nos meses de novembro e dezembro de 2013, respetivamente.

As visitas de estudo e os workshops fazem parte do programa de transferência de conhecimento e capitalização de recursos em Governança e Marketing para Áreas Industriais, do projeto MER.

O projeto MER, cofinanciado pelo programa europeu de cooperação Territorial MED, Call MED Capitalization 2012, é liderado pela Província de Bolonha e tem como parceiros outras entidades de Itália (ENEA – Agência Nacional Italiana para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável, e Informest – Centro de Documentação e Serviços para a Cooperação Económica Internacional), de Espanha (FVMP – Federação Valenciana de Municípios e Províncias e CEEI – Business Innovation Centre de Valência), de França (Câmara de Comércio e Indústria de Nice Côte d’Azur), da Grécia (Anatoloki, SA), de Portugal (CRIA/Universidade do Algarve), da Eslovénia (Instituto de Planeamento Urbano) e do Chipre (CEA – Agência de Energia).

Comentários

pub