Testes de Superbike no Autódromo do Algarve de 16 a 20 de Janeiro

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) irá ser, entre 16 e 20 de janeiro, o palco dos primeiros testes da […]

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) irá ser, entre 16 e 20 de janeiro, o palco dos primeiros testes da pré-época do Campeonato do Mundo de Superbike (WSB) e Supersport (WSS).

Confirmada no AIA está e, pelo sétimo ano consecutivo, mais uma ronda do Campeonato do Mundo de Superbike, que se realizará de 4 a 6 de Julho, e que esta época está repleta de novidades.

São várias as equipas que escolheram o traçado do circuito de Portimão e o clima ameno do Algarve para testar e desenvolver as suas máquinas para a época de 2014.

A equipa da Pata Honda SBK estreia em pista o novo modelo da Honda CBR 1000RR, com os seus habituais pilotos Jonathan Rea e Leon Haslam. Será interessante perceber se ambos já recuperaram das graves lesões que sofreram na época anterior.

Também na categoria Supersport, os pilotos Michael van de Mark e Lorenzo Zanetti irão testar a nova CBR 600RR.

A Ducati, depois do seu pior ano de competição desde da sua existência, e sob uma enorme pressão para inverter esse resultado, apresenta-se com duas caras novas: o ex-campeão Mundial de Supersport Chaz Davies e o italiano Davide Giugliano.

Toda a estrutura técnica desta equipa foi reformulada, pelo que a expectativa é muito grande para 2014.

Outra equipa que estará a testar no AIA, e que igualmente sofreu uma grande restruturação, é a PTR Honda. Com o intuito de melhorar a sua performance e subir novamente ao top do ranking na categoria WSS, apresenta como cartadas para 2014, Jack Kennedy, Nacho Perez e ainda o piloto tailandês Ratthapark Wilairo que, em 2013, corria em Moto2.

Na Suzuki Crescent, a novidade é o vice-campeão nas categorias WSB e WSS, Eugene Laverty, piloto muito acarinhado no AIA e que conhece sobejamente o traçado de Portimão, uma vez que fez parte da equipa da casa Parkalgar Honda e, que fará parelha como o recém-coroado campeão no campeonato britânico de Superbike, Alex Lowes (irmão gémeo do Sam).

Presença igualmente confirmada é a de Marco Melandri, que regressa à marca Aprilia, onde se sagrou campeão mundial de 250cc, em 2002.

A recuperar de uma lesão que sofreu na última ronda do campeonato na época de 2013, o piloto mostra-se confiante e vem para Portimão com o objetivo de avaliar, desenvolver e melhorar ainda mais a performance da nova RSV4.

Devido a uma lesão, Sylvain  Guintoli não participará nos testes.

Outra novidade é o regresso de uma das marcas mais míticas nas duas rodas ao WSB: MV Agusta. A competir na equipa russa Yachnick e a gerar já grande expectativa, estarão o vice-campeão de WSS Jules Cluzel  e o ex-MotoGP Claudio Corti.

Comentários

pub