Ruben Faria sofre acidente e abandona Dakar2014

O piloto algarvio Ruben Faria, que era apontado como um dos favoritos à vitória em motos, sofreu hoje um acidente […]

O piloto algarvio Ruben Faria, que era apontado como um dos favoritos à vitória em motos, sofreu hoje um acidente quase no final da terceira etapa do Dakar2014, foi transportado de helicóptero para o hospital de campanha da prova e obrigado a abandonar a prova.

Segundo a assessoria de imprensa do motard de Moncarapacho, já quase no fim da especial entre San Rafael e San Juan, na Argentina, o piloto da KTM/Red Bull caiu, quando rolava em conjunto com outros pilotos, entre eles o também português Paulo Gonçalves.

A queda foi violenta e o piloto de Olhão foi mesmo evacuado de helicóptero para o acampamento, seguindo depois para o hospital de San Juan.

Após observação médica, «não se confirmou um possível traumatismo craniano nem quaisquer outras fraturas», mas Ruben Faria continuará «sob observação na unidade hospitalar argentina durante mais algumas horas».

Ruben Faria caiu numa zona de rio seco, com bastantes pedras. A assessoria de imprensa do piloto algarvio destaca «o grande desportivismo mostrado por Paulo Gonçalves que se manteve junto de Ruben Faria até à sua evacuação».

O motard olhanense já falou ao telefone com a mulher, sendo que o seu estado não aparenta ser grave.

O dia, aliás, correu muito mal para o contingente português. O melhor motard luso foi Hélder Rodrigues (Honda), que terminou em 15º, tendo Paulo Gonçalves, que aspira também ao pódio final, concluído esta etapa maratona em 62º, a mais de seis horas (06:00:59) do vencedor, o espanhol Joan Barreda.

Mas Gonçalves teve um motivo de força para ter terminado tão atrasado: é que não arredou pé de junto de Ruben Faria após a sua queda, enquanto este não foi evacuado de helicóptero.

«Foi um dia muito mau que comprometeu o meu resultado na prova. Cometi um pequeno erro a seguir outros pilotos, acabámos por descer a montanha e quando vi que era o caminho errado já não conseguia subir para a pista certa. Assim que vi o Ruben caído, parei de imediato a prova e chamei a assistência médica, ficando com ele até à chegada do helicóptero. Felizmente não foi nada de grave. Resta ajudar a Honda a lutar pela vitória!», comentou o piloto na sua página de Facebook.

Dos restantes portugueses nas motas, Pedro Oliveira (Speedbrain) foi 37º, Victor Oliveira (Husqvarna) 38, Bianchi Prata (Husqvarna) 41º e Mário Patrão (Husqvarna) 53º.

Com este dia aziago para os lusos, na classificação geral Hélder Rodrigues é o melhor (14º), tendo mesmo subido três posições graças à sua regularidade.

Segue-se Paulo Gonçalves (que caiu de 7º para 28º), Mário Patrão (36º), Pedro Oliveira (37º), Bianchi Prata (40) e Victor Oliveira (44º). Já não há nenhum concorrente luso como piloto dos automóveis.

O abandono do motard algarvio Ruben Faria, de 39 anos, segue-se à desclassificação de Carlos Sousa (Haval) e de Francisco Pita (SMG), nos carros, ocorrida ontem.

 

Atualizado às 22h50, acrescentando as declarações de Paulo Gonçalves

 

 

Comentários

pub