Reitor da universidade quer que os alunos participem mais na vida da academia

Filipa da Silva foi reempossada esta segunda-feira como presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, numa cerimónia que decorreu […]

Filipa da Silva foi reempossada esta segunda-feira como presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, numa cerimónia que decorreu no Teatro Lethes, em Faro. Uma sessão que já contou com a presença do novo reitor da UAlg António Branco, que pediu aos estudantes para se envolverem mais na vida da academia.

«Um dos índices mais preocupantes da UAlg – e de que pouco se fala – é o pequeno número de estudantes envolvido na constituição de listas para os Conselhos Pedagógicos das unidades orgânicas e a muito reduzida percentagem daqueles que se exprimem através do voto, sempre que para isso são convidados. De facto, por um lado, é frequente serem os professores a organizar aquelas listas, muitas vezes pedindo a estudantes seus conhecidos o especial favor de aceitarem integrá-las; por outro lado, as taxas de abstenção nos atos eleitorais de que tenho tido conhecimento chegam a atingir os 90 por cento», ilustrou António Branco.

As eleições para a AAUAlg de dezembro passado são, de resto, exemplo disso. Em nenhum dos órgãos houve mais do que uma lista e até houve alguns núcleos pedagógicos que não tiveram qualquer lista concorrente. A taxa de afluência às urnas foi inferior a 10 por cento.

O reitor justificou a sua preocupação com a sua crença de que «a qualidade de uma Democracia também depende muito do grau de envolvimento dos cidadãos na constituição de listas e no exercício do direito de votar, ainda que ela não se possa reduzir a essas duas dimensões».

António Branco também defendeu o papel da educação, «no combate à propaganda». «A mais perniciosa, é a propaganda política e ideológica, razão pela qual ela deveria ser considerada o Inimigo Número 1 da Academia», disse.

Na cerimónia de ontem, além de Filipa Braz da Silva e da sua equipa, tomaram posse a mesa da Assembleia Magna, cujo presidente é André Matos, o Conselho Fiscal, presidido por Raquel Pedro e os núcleos pedagógicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Faculdade de Economia, da Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo de Portimão.

Comentários

pub