Rainha da Suécia galardoa professor do Curso de Medicina da Universidade do Algarve

Armin Bidarian Moniri, professor convidado do Curso de Medicina da Universidade do Algarve e médico especialista em Otorrinolaringologia no Centro […]

Armin Bidarian Moniri, professor convidado do Curso de Medicina da Universidade do Algarve e médico especialista em Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Algarvio (CHA), foi galardoado pela Rainha Sílvia da Suécia, no passado dia 22 de Janeiro, no Castelo de Estocolmo.

Esta distinção deve-se ao seu trabalho de investigação relacionado com a deficiência auditiva em crianças, que culminou com a criação de um tratamento da otite média serosa, diminuindo, assim, as cirurgias invasivas desta região anatómica.

A perda auditiva em crianças, cuja causa mais frequente é a otite serosa (cerca de 80% das crianças sofrem uma ou mais otites serosas antes dos 4 anos de idade), é uma deficiência comum que pode arrastar-se durante meses a anos antes de ser detetada, resultando em milhares de operações anuais no nosso país. Além dos potenciais riscos associados à anestesia, as crianças sofrem ocasionalmente complicações graves e muitas tem que ser re-operadas. Todos estes procedimentos acarretam elevados custos socioeconómicos.

Neste contexto, Armin Bidarian Moniri desenvolveu um novo método não-invasivo para o tratamento da otite serosa, que consiste num dispositivo que, aparentando ser um brinquedo, ajuda a criança a equilibrar a pressão e arejar o ouvido médio, prevenindo a formação de otites serosas.

Este novo método foi testado no serviço de Otorrinolaringologia do CHA – Portimão, contando com a colaboração dos colegas Ilídio Gonçalves (diretor de serviço), Maria-João Ramos, Lourdes Moreno e Rubén Rojas.

Sem qualquer efeito colateral detetado e com uma excelente adesão, o método foi patenteado e será comercializado sob o nome de Moniri-Otovent, ainda este ano.

Formado em Medicina na Universidade de Bergen, Noruega, aos 39 anos o galardoado conta já com uma brilhante carreira, tendo realizado trabalho clínico em anestesia e cirurgia pediátrica no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, e a especialidade de Otorrinolaringologia no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, onde iniciou o doutoramento em “Apneia do Sono em adultos e otite seromucosa em crianças”, baseado em dois novos tratamentos por si imaginados.

A direção do curso de Medicina da Universidade do Algarve congratula-se por mais este reconhecimento do trabalho de investigação de um dos seus professores e realça que “é uma honra ter na equipa Médicos e Investigadores com o perfil do Doutor Armin Bidarian Moniri”, acrescentando ainda que “o reconhecimento do seu trabalho por parte da Rainha da Suécia é motivo de orgulho para todos”.

A conceituada revista “International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology” publicará este importante avanço da medicina.

Comentários

pub