PSP e GNR apanham grupo que roubava máquinas de tabaco no Algarve

Um grupo que terá furtado mais de 50 máquinas de tabaco e outro material de estabelecimentos comerciais, no Algarve, foi […]

Um grupo que terá furtado mais de 50 máquinas de tabaco e outro material de estabelecimentos comerciais, no Algarve, foi ontem desmantelado e detido numa operação conjunta da PSP e da GNR. Os quatro homens foram detidos em Olhão, até onde foram perseguidos pelas autoridades, depois de terem sido apanhados em flagrante enquanto assaltavam um restaurante em Almancil.

O desmantelamento do grupo foi possível após um trabalho de investigação conjunto entre Brigada de Investigação Criminal da PSP de Olhão e o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Faro. Esta investigação levou ainda à execução de cinco mandados de busca domiciliária, três mandados de busca em estabelecimentos de restauração e bebidas, um numa padaria e três em veículos, todos eles cumpridos esta terça-feira.

Para além da recuperação dos artigos furtados nessa noite, foram apreendidos «cerca de mil e setecentos maços de tabaco de diversas marcas, uma máquina de tabaco, televisores, computadores portáteis, garrafas de bebidas (whisky, licores e vinho do porto), mais de uma centena de Botijas de gás, rebarbadoras, Playstations, aparelhagens de som, leitores de DVD, diversas ferramentas e eletrodomésticos», que se suspeita ser resultado da atividade criminosa do grupo, segundo revelaram a PSP e a GNR num comunicado.

O grupo já operava há algum tempo e é responsável por «crimes, efetuados de forma dispersa, um pouco por todo o sotavento algarvio». Os assaltos registaram-se com maior incidência nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira, Loulé e Silves.

Já o “modus operandi” era sempre o mesmo e «consistia no arrombamento de portas ou janelas dos estabelecimentos comerciais (cafés e restaurantes) acedendo assim às máquinas de tabaco existentes no seu interior».

«As máquinas eram depois arrombadas no local, ou, em alguns casos, subtraídas na sua totalidade, vindo a ser localizadas abandonadas e totalmente destruídas em locais ermos», revelaram as forças policiais.

«Para além de dinheiro e tabaco retirado do interior das máquinas, os suspeitos tinham por hábito furtar igualmente televisores e em alguns dos casos outro tipo de géneros, como bebidas e café», acrescentaram.

Colaboraram nesta operação uma Equipa do Destacamento de Controlo Costeiro da GNR em Olhão e duas equipas da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que procederam à fiscalização dos referidos estabelecimentos comerciais, «tendo encerrado dois deles por falta das condições mínimas de higiene alimentar e elaborado um auto de notícia por crime de desobediência à ordem de suspensão da atividade».

Os elementos detidos, de idades compreendidas entre os 29 e os 42 anos, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência e serão apresentados no tribunal de Olhão durante a tarde de hoje, quarta-feira.

«Com esta ação conjunta a Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana acreditam ter dado um forte golpe neste tipo de crime, sendo que as investigações irão continuar a cargo das estruturas de investigação criminal de ambas as instituições», anunciaram as forças policiais.

Comentários

pub